Revolta em forma de drible

Benfica Revolta em forma de drible

NACIONAL21.08.202300:58

Quando Tengstedt desviou para golo  o cruzamento rasteiro de Neres, a Luz explodiu e o brasileiro também, embora não com a mesma alegria. A reação imediata do extremo de 26 anos ao momento em que o avançado dinamarquês fez o 1-0 na receção ao E. Amadora, para a 2.ª jornada da Liga, foi de revolta, numa linguagem corporal notória que evidenciava descontentamento.


Nada que surpreenda quem com ele lida diariamente, incluindo o próprio Roger Schmidt, que tem uma relação especial com o brasileiro, um dos espíritos mais libertinos do plantel e cuja irreverência é tantas vezes transportada para o relvado.


Neres transformou a revolta pela condição de suplente em dribles, passes e triangulações que derrubaram a estrutura estrelista, um jóquer decisivo na vitória por 2-0, autor de duas assistências (a outra foi para Rafa). Em pouco mais de meia hora (incluindo os 12 minutos de compensação), o esquerdino tocou mais vezes no esférico  do que Arthur Cabral (25), por exemplo, avançado que jogou 78 minutos.


De acordo com o whoscored, Neres tocou 33 vezes na bola em 33 minutos, o que atesta a grande envolvência no jogo. Dos três dribles de sucesso, dois resultaram em assistências e os 95 por cento de eficácia no passe relevam uma assertividade única, o melhor índice de todos os jogadores encarnados que estiveram em campo.


Ação direta em 27 golos
David Neres foi um dos jogadores mais importantes para a conquista do campeonato na época passada, mas os números mostram que quase 30 por cento dos jogos em que participou em todas as provas (29,16%) foram na condição de suplente utilizado. Ou seja, dos 48 que realizou em 2022/2023, 14 foram a sair do banco. No total, teve ação direta em 27 golos (os 12 que marcou e 15 assistências).


Para a deslocação a Barcelos, diante do Gil Vicente, e se nada de extraordinário acontecer, a titularidade deverá ser o prémio pela grande exibição naquela meia hora. «David Neres esteve fantástico, com muitas mudanças de velocidade e deu duas assistências para golo. Mudou o jogo. Há muitos bons argumentos para ele ser titular», afirmou Roger Schmidt no final da partida  frente à equipa da Reboleira.