«Voltar em 2024, e se puder, vencer»

Volta a Portugal «Voltar em 2024, e se puder, vencer»

MAIS DESPORTO21.08.202300:59

Colin Stussi, terceiro mais rápido no crono da 10.ª e última etapa da Volta, em Viana do Castelo, a consolidar a camisola amarela, e o triunfo do suíço da austríaca Vorarlberg como vencedor da prova, oficializou aquele que o corredor definiu no final da 84.ª edição da prova, como «o momento ou um dos momentos mais especiais da carreira» e «da vida».

«É uma sensação espantosa. Senti-me bem durante a prova, e um dia especial para mim e para a equipa, que foi quase uma família, sabem? Depois do jantar, ficávamos meia hora ou mais a contar piadas ou a falar de mer**, mas criou-se união e entreajuda perfeitas, Acreditaram em mim. Agora estou cansado, não aguentava mais dez etapas, isso não. Preciso de mais um dia ou dois para me cair a ficha e perceber a verdadeira dimensão desta vitória», contou o helvético, de tez bem branca após pedalar 1598 km em 10 etapas (mais o prólogo) em 12 dias.

«Nem sei porquê, ia treinar-me com o sol mais forte, às 12 horas, mas continuo bem branquinho. Deve ser do protetor solar. Sabia que estava em boa forma, fomos passo a passo, dia a dia. Adoro correr em Portugal, já em 2018, na minha primeira participação, ficara impressionado com a devoção. Tanta gente, incrível apoio. Gritaram-me ao ouvido, deram-me tapas na cabeça, inacreditável, às vezes pensava isto é demais, nunca vi nada assim. Foi muito bom, espetacular, senti apoio por Portugal inteiro», disse quem promete «voltar em 2024, claro, se puder», concluiu o vencedor da 84.ª Volta a Portugal.