Belenenses e FC Porto B empatam

Liga 2 Belenenses e FC Porto B empatam

NACIONAL20.08.202318:33

O Restelo voltou, mais de cinco anos depois, a receber um encontro a valer para uma liga profissional num início de tarde que proporcionou um duelo entre dois conjuntos que ainda não conseguiram a primeira vitória na Liga 2 ao cabo de duas jornadas.

Com um golo para cada lado e ambos já no segundo tempo, Belenenses e FC Porto B contribuíram para um jogo bem disputado perante elevadas temperaturas (faziam-se sentir cerca de 32 graus em Lisboa).

Os jovens dragões entraram em jogo com maior efetividade, com Rui Monteiro em evidência. Primeiro, aos 5 minutos, viu David Grilo negar-lhe o golo com intervenção corajosa, e aos 8' viu uma finalização invalidada.

Antes, o cruzamento tirado por Martim Fernandes - que até embateu no travessão - já havia transposto a linha final e este constituiu o momento de maior frisson até se chegar ao último terço do primeiro tempo.

O Belenenses demorou até criar uma situação de real destaque, mas quando o fez marcou aos 35', por Clé.

O encontro manteve um registo de equilíbrio na 2.ª parte, com os dois guardiões a surgirem em plano de evidência - Meixedo, aos 60', perante Midana Sambu, e David Grilo perante Vasco Sousa, aos 62'.

Os guarda-redes adiaram os golos, mas o marcador foi mesmo acionado pouco depois, aos 68', num golo de belo efeito de Moha Keita, que atirou de primeira no centro da área após um passe picado no relvado de Attard.

O Belenenses chegava, assim, à vantagem, mas o FC Porto B fez uso da competência na bola parada para igualar depois de Jorge Meireles, que havia entrado ao intervalo, ter sido travado em falta em zona frontal.

Zé Pedro assumiu a cobrança e fê-lo com mestria e sem possibilidades de defesa para David Grilo, garantindo aos azuis-e-brancos uma igualdade que tiveram de guardar com afinco no final por força de uma inferioridade.

António Ribeiro poderia receber o prémio azar: entrou aos 84, mas contraiu um problema físico aos 90', deixando o dragão com menos uma unidade até final, contudo sem consequências e o empate não se desfez.

O Belenenses soma um ponto ao desaire inaugural no reduto do AVS (1-0), ao passo que o FC Porto B não tinha ido além de uma igualdade caseira frente ao Tondela (1-1) e registou o segundo empate em duas jornadas realizadas.