Leangel Linarez quer «levar amarela até à Torre»

Volta a Portugal Leangel Linarez quer «levar amarela até à Torre»

MAIS DESPORTO11.08.202320:15

Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) soma e segue na edição 84 da Volta a Portugal. Duas etapas em linha, duas vitórias do velocista venezuelano, imparável no sprint final.

Esta sexta-feira, em Vila Franca de Xira, tal como na véspera em Ourém, superiorizou-se a toda a concorrência no pelotão e acrescentou ao duplo triunfo a conquista da camisola amarela, beneficiando da bonificação de tempo (10 segundos) na meta, desempatando com Rafael Reis que partiu de Abrantes com a liderança presa por centésimas.

Por esta sequência de êxitos, Linarez estava naturalmente ainda mais efusivo do que na quinta-feira em Ourém, o que não era fácil. «Muito feliz, estou muito feliz!», exclamou o corredor, de 26 anos, instantes após ter levantado os braços, vitorioso, junto à praça de touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira.

«A equipa esteve insuperável, em grande! Trouxe-me durante toda a etapa em condições ótimas e apesar de ter sofrido um pouco na última subida [Carvalha, 3.ª categoria, a cerca de 40 quilómetros da chegada], na aproximação à meta lançaram-me para sprint e eu só tive de rematar», descreveu o sul-americano, que não hesita a revelar as razões do sucesso neste arranque de Volta.  

«Fiz uma boa preparação. Estudei bem o percurso, as primeiras quatro etapas planas, favoráveis às minhas características, e as chegadas também. Tudo conta para estas vitórias», diz o novo detentor da camisola amarela, que não pretende despir tão cedo. «O objetivo é levar a camisola amarela até à Torre. A etapa de amanhã [sábado] também plana, também tens umas subidas no final, mas tentarei passá-las e voltar a estar em condições de discutir a vitória. Tínhamos esse objetivo [ganhar a amarela] nesta etapa, consegui-lo alcançar, agora vamos por mais…», concluiu hipermotivado Leangel Linarez.