Youth League: Qarabag foi presa fácil para um Benfica avassalador
Não podia ter sido melhor a entrada do Benfica na fase de liga da Youth League, com categórica vitória frente a um Qarabag demasiado ingénuo para fazer frente ao poderio dos encarnados.
À passagem dos primeiros 20 minutos já o Benfica vencia o Quarabg, com o presidente Rui Costa a assistir ao jogo nas bancadas do Seixal, assim como António Silva e João Veloso, jogadores da equipa principal.
A diferença no marcador espelhava precisamente a diferença das equipas em campo, com os encarnados a defrontarem uma formação azeri muito desprovida de capacidade para fazer frente ao poderio do opositor.
Hesitações defensivas, muitas dificuldades em sacudir a pressão alta exercida pelas águias. Diga-se que o primeiro remate do Qarabag surgiu apenas aos 35 minutos, por intermédio de Gazibayov, mas com a bola a passar muito longe do alvo.
O Benfica entusiasmava os adeptos que encheram as bancadas com um recital, com Gonçalo Moreira a assumir papel de destaque a assinar um póquer antes do intervalo (três de bola corrida e um de penálti, com bola para um lado e guarda-redes para o outro), com os outros dois golos dos 6-0 com que o Benfica foi para o descanso a terem sido marcados por Miguel Figueiredo e Francisco Silva, além de duas bolas aos ferros, primeiro foi Tiago Parente (34'), depois Gonçalo Moreira (45+1).
Após 45 minutos de sentido único no jogo, os treinadores procederam a várias mexidas para o arranque da segunda parte que, diga-se, não foi tão bem jogada, também por culpa das várias pausas que foram acontecendo fruto de muitas faltas cometidas.
E neste período, diga-se que quem esteve em evidência foi o guardião Teymur Hasanov, que depois de ter sofrido meia dúzia na primeira parte, fez punhado de defesas a negar golo Stevan Manuel (54'), Jaden Umeh (57') e Daniel Banjaqui (89').
As intervenções do guarda-redes inspiraram os companheiros, que foram subindo no terreno e, aos 85 minutos, chegaram mesmo ao tento de honra. A jogada foi construída pela esquerda, com Elton Mikayilov a fazer o cruzamento para remate certeiro de Gazibayov.
Três pontos já estão na posse do Benfica que, diga-se, é totalista em participações nas 12 edições da Youth League, sendo que em 2022 as águias conquistaram o troféu.
O percurso dos jovens encarnados é o espelho da equipa principal na Liga dos Campeões, à exceção dos jogos realizados em janeiro altura em que, neste escalão, não há competição, sendo que, por isso, Juventus e Real Madrid não serão adversários.
Notícia atualizada às 13h34