Xabi Alonso, técnico espanhol ex-Real Madrid
Xabi Alonso, técnico espanhol ex-Real Madrid - Foto: IMAGO

Xabi Alonso recusa oportunidade para regressar ao banco

Técnico espanhol foi despedido do Real Madrid em janeiro e rejeitou, mais uma vez, a possibilidade de ser treinador do Marselha

Xabi Alonso, atualmente sem clube desde que foi despedido do comando técnico do Real Madrid em janeiro, recusou uma proposta para assumir o comando técnico do Marselha. O treinador espanhol, de 44 anos, rejeitou a oferta devido ao clima de instabilidade que se vive no clube francês, aguardando por uma melhor oportunidade, garante a imprensa espanhola.

Esta não é a primeira vez que Alonso recusa rumar ao emblema da Ligue 1. Após deixar a equipa B da Real Sociedad, o técnico já tinha recebido uma abordagem, que também recusou, em 2022. Longoria, dirigente do Marselha, recordou o episódio com humor: «Disse-me que não com a mesma elegância que tinha quando jogava futebol.»

A instabilidade no Marselha agravou-se com a recente saída do treinador italiano Roberto De Zerbi, seguida pela demissão do diretor desportivo Medhi Benatia apenas quatro dias depois. Embora o proprietário, Frank McCourt, tenha conseguido reverter a decisão de Benatia, o ambiente no clube não convenceu Xabi Alonso a aceitar um novo projeto ainda a meio da temporada.

A situação desportiva do clube também não é animadora. O Marselha encontra-se no quarto lugar da Ligue 1, a 12 pontos do líder Lens, e já foi eliminado da UEFA Champions League. Depois de ter perdido também a Supertaça de França, a única aspiração para salvar a época é a Taça de França, em que estão nos quartos de final.

Xabi Alonso está livre desde que deixou o Real Madrid em janeiro e a sua passagem pelos merengues foi curta, durando apenas 34 jogos e terminando após uma derrota por 2-3 frente ao Barcelona na Supertaça de Espanha. Apesar da breve passagem por Madrid, o ex-futebolista construiu uma reputação sólida na Alemanha, ao serviço do Bayer Leverkusen. Na temporada 2023/24, conquistou a Bundesliga, a Taça da Alemanha e, na época seguinte, 2024/25, venceu a Supertaça alemã. Após descartar o Marselha, Alonso aguarda agora por uma oferta com um projeto mais promissor, sendo que já tem sido apontado a, por exemplo, Liverpool e Manchester City.