Wembanyama vai assinar contrato milionário com os Spurs
Victor Wembanyama prepara-se para assinar um dos maiores contratos da história da NBA, com a expectativa de um acordo para uma extensão máxima de cinco anos com os Spurs, no próximo verão.
De acordo com o analista da ESPN, Bobby Marks, a prorrogação do contrato deverá atingir os 252 milhões de dólares (213,124 milhões de euros) por cinco anos, com bónus por objetivos (All-NBA, Jogador Defensivo do Ano, MVP, All-Defence Team) que podem elevar o valor total até aos 303,3 milhões (256,510 milhões). As negociações deverão ser uma formalidade, uma vez que o poste francês é o jogador-chave dos texanos e o pilar do seu plano desportivo para a próxima década.
A formalização do acordo está prevista para depois de 6 de julho. Um detalhe importante é que, devido ao período em que esteve afastado devido a lesão e um coagulo descoberto num ombro, Wembanyama, de 22 anos, não podia ser elegível para tais distinções no final da fase regular de 2024/25, o que significa que não pode receber 30 por cento do salary cap no primeiro ano da extensão, mesmo que atinja os critérios exigidos este ano.
A nível desportivo, o francês continua a sua ascensão meteórica, já com a sua segunda participação no All-Star Game, a primeira como titular, no passado fim-de-semana na 75.ª edição realizada em Los Angeles, liderando também San Antonio numa impressionante campanha na Conferência Oeste. Os números refletem o seu domínio: 24,4 pontos, 11,1 ressaltos, 2,8 assistências e 2,7 desarmes de lançamento em 29 minutos de jogo, com 51,1 por cento de eficácia nos lançamentos de campo e 36,3 por cento em triplos.
Paralelamente, é o único jogador na NBA que combina mais de 20 pontos, 10 ressaltos e pelo menos 2 desarmes de lançamento em média, um fator que reforça ainda mais o valor da sua iminente e "dourada" extensão contratual.