Adeptos do Vitória de Guimarães - Foto: Paulo Santos / ASF
Adeptos do Vitória de Guimarães - Foto: Paulo Santos / ASF

Vitória de Guimarães tem castelo bem protegido

Conquistadores ainda não perderam na sua fortaleza, esta época. Benfica quer ser a primeira equipa a fazer o 'assalto' aos três pontos

As chaves do castelo parecem estar bem guardadas, para os lados de Guimarães. Pelo menos, ainda nenhum oponente conseguiu lá chegar e roubar os tão desejados três pontos, na presente edição da Liga Betclic.

O Vitória de Guimarães aparece ao lado de FC Porto e Benfica como as únicas equipas do campeonato que ainda não perderam em casa.

Apesar da invencibilidade na cidade berço, é verdade que as portas da muralha rangeram um pouquinho, nos confrontos frente ao Arouca e ao arquirrival SC Braga. Ainda assim, o máximo que lobos e guerreiros do Minho conseguiram fazer foi saquear um ponto. Ambos os desafios (da 4.ª e 6ª jornadas, respetivamente) terminaram empatados 1-1.

De resto, os vimaranenses levaram a melhor, no seu reduto, frente a Estoril (3-2), logo na 2.ª jornada; e Santa Clara, na 8.ª ronda.

No próximo jogo, agendado para sábado às 20h30, o Benfica vem com a ambição de ser a primeira equipa a derrotar o Vitória de Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques - coisa que não tem sido especialmente difícil para os encarnados. Neste século, em 29 jogos disputados em casa dos vitorianos, o Benfica ganhou 20. Houve ainda seis empates e três vitórias para a formação vimaranense.

Os conquistadores procurarão, por seu turno, contrariar esse favoritismo encarnado e confirmar a invencibilidade na sua fortaleza.

Em caso de vitória, a formação orientada por Luís Pinto terá oportunidade de se aproximar dos rivais minhotos - que, curiosamente, estão todos 'em fila' à sua frente e mais bem posicionados para ocupar os lugares europeus.