Vitória quer quebrar o enguiço frente ao Benfica no castelo
Vitória de Guimarães e Benfica já se defrontaram 90 vezes na cidade berço. Os encarnados venceram 51, os vimaranenses 19 e houve 20 empates. Porém, no presente século, tem sido especialmente difícil, para os conquistadores, bater as águias no próprio reduto.
Em 29 jogos já disputados no Estádio D. Afonso Henriques, desde 1 de janeiro de 2001, o Vitória de Guimarães só conseguiu ganhar três vezes. De resto, registaram-se seis empates e 20 vitórias do Benfica.
A última vitória dos vimaranenses foi em fevereiro de 2012, num jogo para a Liga, que Marcelo Toscano resolveu com um golo aos 37 minutos. Desde então, realizaram-se 16 jogos e os vitorianos nunca mais conseguiram sorrir perante os seus aficionados.
Curiosamente, os últimos confrontos foram mais animadores para os minhotos. Três empates em quatro jogos já dão para esboçar qualquer coisinha.
No último empate, cheirou mesmo a vitória para o Vitória, não fosse o golo de Arthur Cabral em cima do minuto 90, a fazer o 2-2. Nesse jogo, da época 2023/24, os conquistadores estiveram por duas vezes em vantagem - mas acabaram por não conseguir matar o jejum.
De resto, tendo em conta os todos os jogos entre estes dois emblemas (seja no D. Afonso Henriques, no Estádio da Luz ou em campo neutro), a última vez que os vimaranenses sorriram à grande na cara dos encarnados foi na final da Taça de Portugal de 2013 - no último título que adicionaram ao palmarés.