Trump anuncia que EUA atacaram centrais nucleares no Irão
O presidente americano, Donald Trump, confirmou na última madrugada que os Estados Unidos atacaram três instalações nucleares no Irão.
Os EUA utilizaram seis bombardeiros B-2 para lançar bombas conhecidas como “bunker buster” (antibunker), pelo menos sobre as instalações nuclear de Fordow e Natanz, que já tinha sido atingisa do primeiro ataque de Israel. Submarinos da Marinha dispararam 30 mísseis de cruzeiro TLAM contra Natanz e Isfahan.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 21, 2025
Trump descreveu os ataques militares como um «sucesso militar espetacular», na leitura de um comunicado na Casa Branca sobre a operação.
«Esta noite, posso informar ao mundo que os ataques foram um sucesso militar espetacular. As principais instalações de enriquecimento nuclear do Irão ficaram completamente arrasadas», afirmou Trump.
President Trump’s full address to the nation from The White House following the U.S. military strikes Iran. pic.twitter.com/6ghmPfXvmI
— America (@america) June 22, 2025
Israel agradece
A decisão do presidente em atacar as instalações nucleares do Irão «mudará a história», afirmou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu num vídeo. «Parabéns, a sua decisão ousada de atacar as instalações nucleares do Irão com o poder impressionante e justo dos Estados Unidos mudará a história. O presidente Trump e eu costumamos dizer: ‘Paz através da força’. Primeiro vem a força, depois vem a paz. E esta noite, o presidente Trump e os Estados Unidos agiram com muita força», disse ainda.
Teerão diz não haver «sinais de contaminação nuclear« após os bombardeamentos americanos. «Não foi detetado qualquer sinal de contaminação, pelo que não existe qualquer perigo para as pessoas que vivem nas imediações das instalações» de Fordo, Natanz e Isfahan, declarou o Centro Nacional do Sistema de Segurança Nuclear, que faz parte da Organização da Energia Atómica do Irão.
BREAKING: Satellite images taken on Sunday and analyzed by The Associated Press show damage to the entryways to Iran’s underground nuclear site at Fordo after U.S. airstrikes targeted the facility. https://t.co/rNIQTRfp4N
— The Associated Press (@AP) June 22, 2025
(atualizado às 9h36)