Tondela: Sithole convocado para África do Sul e com CAN à vista
Yaya Sithole foi esta quinta-feira convocado para a seleção principal da África do Sul.
O médio do Tondela, melhor marcador da equipal com dois golos, esteve presente no recente apuramento para o Mundial 2026 e volta a merecer a confiança do selecionador belga Hugo Broos, agora para um jogo de preparação para a CAN, que se realiza em dezembro e janeiro, frente à Zâmbia, no dia 15.
Não é de estranhar, assim, que Sithole esteja entre os convocados finais da África do Sul para a competição, desfalcando o Tondela em vários jogos. A CAN decorrerá em Marrocos entre 21 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026.
A África do Sul está inserida no Grupo B com Angola, Egito e Zimbabué, e joga nos dias 22 de dezembro, 26 e 29. Neste período, tendo em conta também um natural período de estágio, o Tondela joga com o Nacional (14 dezembro), Casa Pia (21/12), Moreirense (28/12). Depois Arouca (4/1) e SC Braga (18/1). Depois há ainda o Famalicão, no dia 25.
O jogador de 26 anos foi utilizado em 9 jogos, com 623 minutos de utilização, entre Liga e Taça. Nas pernas tem ainda 390 minutos pela seleção sul-africana.
O jogador regressou este verão a Tondela depois de um empréstimo sem sucesso ao Gil Vicente, marcado por uma longa lesão. O internacional por África do Sul não foi feliz em Barcelos, depois de ter sofrido uma fratura da tíbia e do perónio ao serviço da seleção em setembro de 2024, que o tirou dos relvados por vários meses. Fez apenas dois jogos pelos gilistas.
Quanto à preparação da equipa para o jogo com o V. Guimarães, todos estão aptos menos o terceiro guarda-redes, Gabriel Souza.
Artigos Relacionados: