Iván Fresneda correu quase 17 quilómetros durante o jogo com o Bodo/Glimt (Foto IMAGO) - Foto: IMAGO

Sporting: Fresneda de férias mas sem descanso

Lesão na fase final da temporada esfriou os ânimos do mercado inglês, levou na bagagem plano específico de recuperação

Foi a 11 de abril, durante a primeira parte do confronto com o Estrela da Amadora, que os adutores de Iván Fresneda gritaram insuportavelmente de dor, o que levou à substituição ao intervalo para não mais jogar até final da temporada, falhando os nove derradeiros compromissos do ano, nos quais se incluíram o embate da segunda mão dos quartos de final da Champions, diante do Arsenal, o dérbi com o Benfica, o clássico com o FC Porto e a final da Taça de Portugal diante do Torreense.

O espanhol bem queria ter ajudado na fase decisiva da época, mas a Unidade de Performance em consonância com a equipa técnica liderada por Rui Borges puxou-lhe o travão de mão, resguardando-o do esforço e elaborando-lhe um caderno de encargos — leia-se plano específico de recuperação — a cumprir durante o período de férias no sentido de se apresentar na pré-época no máximo da condição física e pronto para ajudar a equipa que, contas feitas, só tem o primeiro jogo oficial na segunda semana de agosto, quando arrancar a Liga. Em contacto quase diário com os elementos do departamento médico, o madrileno cumpre religiosamente com aquilo que lhe foi requerido, convencido que está de que em 2026/27 dará um salto qualitativo para patamares inquestionáveis.

O mercado inglês ainda deitou o olho ao lateral direito de 21 anos, mas para já não houve avanços — sempre muito sensível a problemas na zona púbica —, pelo que o cenário mais provável é a permanência de leão ao peito, até porque tem contrato até 2028 e uma cláusula de rescisão de €80M e já não foi um futebolista barato, pois o seu passe custou aos cofres do clube de Alvalade €9M pagos ao Valladolid.
Opção primordial para a lateral direita da defesa, o madridista terminou a época com 43 jogos, dois golos e a demonstração duma potência física impressionante, consubstanciada, por exemplo, nos quase 17 quilómetros percorridos durante o confronto com o Bodo/Glimt, referente à segunda mão dos oitavos de final da Champions. Portanto, face ao cenário já descrito, pode dizer-se que Fresneda está de férias mas… sem descanso.

A iniciar sessão com Google...