Sporting desperdiça vantagem tardia de cinco golos e empata na Champions
Num duelo eletrizante da terceira jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, o Sporting empatou a 35 golos na Hungria, com o Pick Szeged. A equipa verde e branca chegou a ter uma vantagem de cinco golos a menos de sete minutos do final do jogo, mas os magiares conseguiram recuperar e selaram a igualdade nos instantes decisivos.
A partida começou a ritmo vivo, com os anfitriões a inaugurarem o marcador na conversão de um livre de sete metros, que teve contraposição Torkelsson em lance idêntico. Pelos 6 minutos, Francisco Costa e Martim Costa colocaram os leões pela primeira vez com dois golos de avanço, mas a resposta húngara surgiu por Miklos Rosta e Magnus Rod, virando para 8-7 aos 13 minutos.
O equilíbrio inicial traduziu-se em sete igualdades em apenas 14 minutos, fase em que Christian Moga já acumulava duas exclusões de dois minutos.
A formação leonina reassumiu a liderança por Gassama aos 15 minutos e dilatou a margem para três tentos através de Victor Romero (10-13), a dez minutos do descanso. O Szeged pediu um desconto de tempo aos 20 minutos e reagiu, restabelecendo a igualdade a 14. O equilíbrio manteve-se até à ida para os balneários, refletindo uma igualdade a 16 golos.
No regresso à quadra, Carlos Álvarez colocou o Sporting na frente, antes de Christian Moga ver o cartão vermelho ao minuto 31, na sequência da terceira exclusão de dois minutos. Ainda assim, Jan Gurri e Diogo Branquinho aumentaram para 17-19 (34'), e pouco depois foi a vez de Sebastian Frimmel ser desqualificado com vermelho direto na equipa da casa. Francisco Costa, Martim Costa, Álvarez e Salvador Salvador mantiveram a toada ofensiva (21-24), obrigando a formação da Hungria a parar o jogo.
O conjunto orientado por Ricardo Costa continuou a ser superior e atingiu a vantagem máxima no jogo (23-28) graças a remates certeiros de Francisco Costa e Gassama, logo após uma pausa técnica solicitada pelos leões aos 47 minutos (23-26). Contudo, a reação do Szeged foi pronta e eficaz. Com a exclusão de Jan Gurri aos 53 minutos, a equipa da casa restabeleceu o empate (32-32) a menos de cinco minutos do final.
Os últimos instantes foram vertiginosos: Diogo Branquinho e Francisco Costa devolveram a dianteira aos leões, mas os magiares voltaram a anular a diferença. Gurri faturou o 34-35 a escassos 48 segundos do fim, só que Dmyto Horiha empatou a 35 com apenas 15 segundos por jogar. No último lance do encontro, após desconto de tempo leonino, Martim Costa rematou para o golo da vitória, mas viu Nikola Portner travar a bola sobre a linha de baliza.
Com oito golos apontados, Martim Costa foi eleito o MVP da partida, secundado pelo irmão Francisco Costa, autor de sete.
Os tricampeões nacionais isolaram-se na liderança do agrupamento, com cinco pontos, mais um do que os dinamarqueses do GOG e mais dois do que o Szeged.