Sismo de magnitude 7 em Tonga gera alerta de tsunami no Pacífico
Um sismo de magnitude 7 atingiu a costa do arquipélago de Tonga, no Pacífico sul, tendo sido emitido um alerta de tsunami, anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
«São possíveis ondas perigosas de tsunami causadas por este terramoto num raio de 300 quilómetros ao longo da costa de Tonga», indicou o sistema de alerta do organismo americano, que depois o retirou, tanto para Tonga como para as ilhas do Havai e costa Oeste dos Estados Unidos.
Tsunami sirens after 7.1 Earthquake in Tonga, people are moving inland or to higher ground. pic.twitter.com/3H1gcIlP42
— Disasters Daily (@DisastersAndI) March 30, 2025
Segundo as medições do USGS, o sismo ocorreu a 79 quilómetros de Pangai, na ilha principal, Lifuka, já na madrugada de segunda-feira, hora local, e a uma profundidade de 10 quilómetros. Tonga é formado por 171 ilhas e, devido ao alerta, as populações começaram a ser retiradas mais para o interior.
(atualizado com alerta de tsunami retirado)