Selecionador chama 16 para preparar EuroBasket feminino
O selecionador nacional feminino Ricardo Vasconcelos anunciou, esta terça-feira, as 16 basquetebolistas convocadas para o início da fase final de preparação para o EuroBasket, que irá decorrer entre 18 e 29 de junho e no qual Portugal está integrado no Grupo C, sediado na cidade de Brno (Chéquia), juntamente com Bélgica (jogo dia 19), Chéquia (20) e Montenegro (22).
Ainda sem ter todas as jogadores disponíveis por haver quem esteja a jogar no estrangeiro, Vasconcelos repetiu as 13 jogadores que já havia chamado para os dois últimos encontros da fase de apuramento frente à Ucrânia e Sérvia, e acrescentou os nomes de Raquel Laneiro (Arxil, Espanha), Inês Ramos (Esgueira) e Carolina Cruz (Polisportiva Gali, Itália).
Relativamente à primeira pré-convocatória de 32 jogadoras, o selecionador manteve fora da lista as quatro principais basquetebolistas que estão a atuar na NCAA, campeonato universitário dos Estados Unidos: Clara Silva (Texas Christian), Inês Bettencourt (Gonzaga), Inês Vieira (Utah) e Sara Guerreiro (Cleveland State).
A primeira fase do estágio da Seleção irá decorrer entre 18 a 31 de maio, com início de treinos em Lisboa, e inclui quatro jogos de preparação: primeiro em Maribor (23 e 25), com a Eslovénia, e depois defrontando duas vezes a Sérvia (29 e 30 de maio), para onde apenas irão seguir viagem 14 basquetebolistas.
No início de junho, o grupo volta a concentrar-se, na Póvoa de Varzim, para disputar um torneio triangular com Espanha (10 de junho) e Suíça (12). Portugal volta a jogar uma partida com as helvéticas a 14 de junho.
Ricardo Vasconcelos irá então reduzir a Seleção às 12 jogadoras que no dia 16 de junho seguem para Brno, para a aguardada estreia da Seleção feminina num Europeu.
Sugestão de vídeo
A primeira vez que Portugal esteve presente num Europeu aconteceu há 74 anos e deveu-se a um convite para a edição de 1951. Depois disso, a Seleção Nacional qualificou-se em 2006 para o Eurobasket-2007 (9.º lugar) e o Eurobasket-2011 (21.º).