Reação de Rui Costa às eleições: «Muito honrado com mais este voto de confiança»
Rui Costa venceu as eleições para a presidência do Benfica, mas terá agora de correr numa segunda volta, marcada para 8 de novembro, com João Noronha Lopes. O atual líder da Direção dos encarnados, e recandidato, reagiu este sábado ao resultado eleitoral.
«Quero começar por agradecer a todos os benfiquistas e enaltecer este dia tão bonito que mostrou a dimensão do Benfica ao mundo», disse incialmente Rui Costa, agradecendo também a quem organizou o ato eleitoral e à lista que encabeça. «Esta mobilização é fantástica», diz.
«Com seis candidatos era quase inevitável que não houvesse uma segunda volta, estou muito honrado e feliz com este voto de confiança que me deram uma vez mais os sócios do Benfica. As pessoas mobilizaram-se para votar em mim, acreditam em mim, o que me deixa extremamente orgulhoso»
FARPA A JOÃO NORONHA LOPES
«Estou confiante, ouvi há pouco que 60 por cento, mas são 58 por cento [palavras de João Noronha Lopes] dos votantes não acreditam em mim, mas é uma conta gira de fazer, porque se há 58 que não acreditam em mím, há 70 que não acreditam do outro lado, cada um faz as contas como quer. Desde o princípio a perceção era que haveria segunda volta, nunca houve grande entusiasmo [durante a contagem] e nunca me assustei.»
«Houve mais sócios a apostar numa não-mudança. Este é um clube democrático, acho bem que cada um tenha a sua opinião e ideia. 85 mil pessoas... e não se ouviu falar de problema entre adeptos ou sócios. Foi democrático e histórico, que o próximo seja assim também. No final do dia, somos todos benfiquistas.»
«Se for reeleito o que há a fazer? Há a fazer tudo. Se olharmos para o número de votantes, tive mais do que há quatro anos.»
EVENTUAL APOIO DOS OUTROS CANDIDATOS
«O apoio com que conto é o dos benfiquistas, não estou a pensar no dos outros candidatos, continuarei a fazer a minha campanha e a mostrar quem sou. Não falei com ninguém [apoio de Luís Filipe Vieira], estive em casa com a minha família e em contacto com a minha lista. Se estou orgulho, feliz, contente pela responsabilidade que me deram os benfiquistas? Muito honrado. Ainda ninguém ganhou as eleições. Vou continuar a ser eu próprio. Debate com Noronha Lopes? Estou sempre disponível para discutir o Benfica. Estou muito satisfeito porque foi uma vitória em todo o País e lá fora também. Fiquei orgulhoso e feliz, mas não me impede que para a segunda volta parta do zero para reconquistar os benfiquistas. Neste momento tenho a responsabilidade de ser o presidente e depois continuar a campanha.»
LEITURA DE BLOCO RUI COSTA/LUÍS FILIPE VIEIRA
«A mim agrada-me a leitura de que os sócios tiveram confiança em mim. Não mandei pedidos para ninguém, não comprei votos a ninguém, fui ter com os benfiquistas, eles conhecem-me e é isso que vou continuar a fazer. Depois, inevitavelmente, espero que mais alguém me acompanhe nisso, e estou a falar dos sócios do Benfica. Vou tentar não perder os meus e conquistar os outros, com as minhas ideias.»
DEMORA DA CONTAGEM DE VOTOS
«É uma pena, todos queríamos que acabasse à primeira volta para nos concentrarmos no dia a dia, mas era situação de prever, vão ser mais 15 dias, onde continuarei a privilegiar o facto de ser presidente e estarmos numa altura em que temos campeonato, Liga dos Campeões, o meu foco continuará a ser esse, mas dialogando com os sócios para mostrar as minhas ideias para o futuro. Mas temos três competições e temos de olhar para elas.»
«Ouvi algumas coisas sobre o tempo que demoraram estas eleições, temos de perceber como são estas coisas. Olhem, se houvesse voto eletrónico teria sido tudo mais fácil e se calhar teriam votado mais pessoas, foi o que quiseram. Além de seis listas, elas estavam divididas em quatro boletins, contada uma a uma... foi operação extraordinária e dou parabéns ao presidente da Mesa da Assembleia Geral e à sua equipa, mas espero que tenha servido para perceber o que perdemos [voto eletrónico]. Acho que todos os benfiquistas estão orgulhosos, nós atrolepámos o recorde mundial. Gostaria muito de voltar a bater esse recorde na segunda volta, as pessoas que votaram em mim que não pensem agora que não vale a pena votar. A segunda volta será em véspera de jogo [com o Casa Pia]. Tinha apelado para que as eleições ficassem fora do estádio e os adeptos estão de parabéns, na segunda volta acredito que teremos novamente umas eleições muito concorridas.»
JOSÉ MOURINHO
«Já falei com José Mourinho sobre o jogo de ontem, sobre as eleições não falo com o treinador. Temos muito para fazer no Benfica e o treinador o que tem para fazer é preparar e treinar a equipa, já disse que tentámos criar uma bolha para que a equipa possa trabalhar em paz. Não desliguei o telemóvel e dormi muito pouco, ainda não fui ao Seixal. O Benfica precisa de estabilidade seja com quem for. Quem ganhar tem de reunir os benfiquistas, quem perder tem a obrigação de não estragar essa parte, é esse o compromisso que também assumo.»