Médico Hélder Pereira com Pepe, antigo internacional português
Médico Hélder Pereira com Pepe, antigo internacional português

Prevenção de lesões graves em debate com grandes nomes do futebol português

Pepe, Nuno Gomes, Domingos Paciência, Bruno Alves, Hélder Postiga, Fábio Coentrão e vários ex-internacionais marcam presença no encontro organizado pela Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia (SPAT)

As jornadas 2025 da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia (SPAT), presidida pelo médico vimaranense Hélder Pereira, arrancaram hoje, em Braga, reunindo grandes figuras do futebol português para discutir a prevenção das lesões graves no desporto. Pepe, Nuno Gomes, Domingos Paciência, Bruno Alves, Hélder Postiga, Fábio Coentrão e vários ex-internacionais marcam presença no encontro organizado pela Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia (SPAT).

O evento, que se estende até sábado na AF Braga, concentra-se nas lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) e na síndrome pubálgica, duas das principais causas de paragens prolongadas em atletas jovens e profissionais. As jornadas integram ainda uma campanha internacional de prevenção das lesões do membro inferior, com apoio da ESSKA e da Fundação da Federação Portuguesa de Futebol.

A iniciativa reúne médicos, fisioterapeutas, investigadores, treinadores e representantes de organismos desportivos, com o objetivo de promover conhecimento e acelerar políticas de prevenção.

A SPAT distingue também José Pereira, ex-presidente da ANTF, com a Medalha de Mérito pelo trabalho desenvolvido na aproximação entre clínicos e treinadores.