Prevenção de lesões graves em debate com grandes nomes do futebol português
As jornadas 2025 da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia (SPAT), presidida pelo médico vimaranense Hélder Pereira, arrancaram hoje, em Braga, reunindo grandes figuras do futebol português para discutir a prevenção das lesões graves no desporto. Pepe, Nuno Gomes, Domingos Paciência, Bruno Alves, Hélder Postiga, Fábio Coentrão e vários ex-internacionais marcam presença no encontro organizado pela Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia (SPAT).
O evento, que se estende até sábado na AF Braga, concentra-se nas lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) e na síndrome pubálgica, duas das principais causas de paragens prolongadas em atletas jovens e profissionais. As jornadas integram ainda uma campanha internacional de prevenção das lesões do membro inferior, com apoio da ESSKA e da Fundação da Federação Portuguesa de Futebol.
A iniciativa reúne médicos, fisioterapeutas, investigadores, treinadores e representantes de organismos desportivos, com o objetivo de promover conhecimento e acelerar políticas de prevenção.
A SPAT distingue também José Pereira, ex-presidente da ANTF, com a Medalha de Mérito pelo trabalho desenvolvido na aproximação entre clínicos e treinadores.