Povo saiu às ruas da capital

Presidente do Senegal decreta feriado para celebrar título na CAN (fotos)

Bassirou Diomaye Faye prometeu dia livre e pago para campeões serem festejados

O presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, anunciou que esta segunda-feira seria um dia «feriado e pago» para que os senegaleses possam festejar o título na Taça das Nações Africanas (CAN) e receber os jogadores.

Após o triunfo sobre Marrocos, em Rabat, os senegaleses saíram à rua e o presidente discursou ainda na noite de domingo, quando Dakar estava em festa na rua.

Galeria de imagens 10 Fotos

«Vimos patriotas e homens de dever em campo, lutaram pela nossa honra e pela nossa dignidade. Esta é uma vitória de todo o povo senegalês», avaliou.

Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye

«Perante toda esta alegria popular, é justo que o dia de amanhã [esta segunda-feira] seja feriado e pago, para que todos possam festejar até tarde», anunciou, tendo como pano de fundo o som de buzinas e gritos de alegria.

Nas suas redes sociais, o presidente continuou os agradecimentos aos jogadores de Pape Thiaw por esta «vitória histórica», descrevendo o jogo como «épico» e que «elevou as cores do Senegal ao topo do futebol africano»: «Perante a adversidade e sob uma pressão imensa, travaram um combate heroico, feito de coragem, disciplina e solidariedade.»