Não é futebol, é cinema! Senegal conquista a CAN com final louca!
Por norma, um jogo de futebol não teria muita piada se só valesse o tempo de compensação. Mas na final da CAN 2026, entre o Senegal e Marrocos, isso faria todo o sentido. Porque foi ali entre os 90 e os 90+24 (sim, está certo!) que a história se fez.
Ou poderia ter feito. Seria um ótimo sinal para Marrocos. Mas já lá vamos.
Depois de um jogo morno, bastante tático, ou não se tratasse de uma final, Camara cabeceou para o fundo da baliza marroquina. Mas instantes antes, o árbitro já tinha apitado por considerar falta de Seck sobre Hakimi. Uma decisão discutível.
Até que no último minuto da compensação, na sequência de um canto, Brahim caiu na área senegalesa após um abraço de de Diouf. O árbitro não assinalou, mas o VAR alertou para a falta e… instalou-se o caos.
Revoltado com a decisão do árbitro em assinalar penálti, o selecionador senegalês mandou os jogadores abandonarem o campo, ordem que foi cumprida por quase todos os atletas, enquanto Sadio Mané tentava, sem sucesso, demover os companheiros e o treinador.
DRAMA NA FINAL DA CAN! 😱
— sport tv (@sporttvportugal) January 18, 2026
Depois de um golo anulado ao Senegal e uma grande penalidade assinalada a favor de Marrocos Sadio Mané que teve de convencer os colegas a voltar do balneário 🫨#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #CAN #Senegal #Marrocos pic.twitter.com/18oOQSYtoB
Após alguns minutos de incerteza quanto ao destino da final, a equipa de Senegal regressou ao campo para se jogar o que faltava que seria apenas a cobrança do penálti… se isto fosse um jogo de futebol.
Só que era um filme! De terror para os milhares de adeptos que acreditavam que aquele pontapé de Brahim os coroar reis de África, 50 anos depois do único título.
Acontece que o médio do Real Madrid, com toda a pressão de um país com quase 40 milhões de habitantes decidiu inventar um remate à Panenka, mas daqueles maus. Muito maus.
Depois de todo o drama a que assistimos em campo, Brahim Diaz falhou a grande penalidade desta maneira 🙃
— sport tv (@sporttvportugal) January 18, 2026
Senegal - Marrocos vai a prolongamento!#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #CAN #Senegal #Marrocos pic.twitter.com/wIc18k0P07
O que adensou o thriller, levando o jogo para um prolongamento que, logo no quarto minuto, revelou que afinal a película era de comédia. Uma piada que vai ser contada durante anos pelos senegaleses graças ao golaço apontado por Pape Gueye, autor do golo que valeu a segunda CAN ao Senegal, depois da que o país conquistou em 2022.
A ação não para 😳
— sport tv (@sporttvportugal) January 18, 2026
Senegal adianta-se na final com um 🚀 de Gueye 🇸🇳#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #CAN #Senegal #Marrocos #betclicCAN pic.twitter.com/SqESXBy5UY
Será que dá para pedir a sequela? Marrocos e Brahim certamente agradeceriam.