Antigo internacional jovem e B por Portugal projeta sucesso internacional aos guerreiros do Minho (Foto: A BOLA)
Antigo internacional jovem e B por Portugal projeta sucesso internacional aos guerreiros do Minho (Foto: A BOLA)

Português jogou nos dois clubes e não tem dúvidas: «O SC Braga é claramente favorito»

Diogo Valente assume que os arsenalistas têm todas as condições para seguirem em frente na Liga Europa. Elogios ao trabalho de António Salvador e ao «sonho» do título

Recuando mais de uma década no tempo, encontramos um jogador que representou SC Braga e Cluj: Diogo Valente.

O extremo - que hoje, na ternura dos 40 anos, ainda joga, mantendo-se (em grande nível) ao serviço do Salgueiros, emblema que defende há cinco temporadas - vestiu a camisola dos guerreiros do Minho na época 2009/2010 e alinhou, depois, no conjunto romeno (2012/2013). Agora, algum tempo depois, e na antecâmara dos duelos entre SC Braga e Cluj, referentes à 3.ª pré-eliminatória de acesso à UEFA Europa League - primeira mão já esta quinta-feira, na Roménia, segundo jogo daí a uma semana, em Braga -, o esquerdino foi desafiado por A BOLA a lançar um olhar a estas partidas e a resposta não poderia ter sido mais esclarecedora: «O SC Braga é claramente favorito a eliminar o Cluj

E pensar em Diogo Valente no conjunto romeno é pensar numa fase de grupos da UEFA Champions League em que um dos adversários era, precisamente, o SC Braga. As recordações são muitas, tal como grande é o reconhecimento pelo passado e pelo presente dos arsenalistas: «Na minha altura já era um Braga com grandes nomes, como Hugo Viana, Éder, Márcio Mossoró, Alan, entre outros, mas a verdade é que agora o clube está ainda maior a todos os níveis. Tem uma estrutura altamente profissional e isso aumenta a exigência e a pressão de conquistar títulos. O SC Braga está cada vez mais perto de ganhar o campeonato e acredito que isso pode vir a acontecer nos próximos anos.

E para que essa meta esteja, nos dias de hoje, no horizonte bracarense, em muito tem contribuído a obra edificada por António Salvador, presidente que já liderava o clube quando Diogo Valente fez da Pedreira a sua casa.

«António Salvador tem vindo a fazer um excelente trabalho, assente num projeto duradouro. O clube está cada vez mais forte, mais sólido e com plantéis mais dotados. O SC Braga está perto de ganhar o campeonato, que é o grande sonho do presidente, e acredito que isso pode vir a acontecer nos próximos anos. Na minha época lutámos pelo título até à última jornada...», recorda, com saudade e nostalgia.

Valente salienta o peso dos reforços dos bracarenses, aludindo também «à qualidade sobejamente conhecida de elementos como João Moutinho ou Ricardo Horta».

Comitiva regressa logo após o jogo

Já está definido o plano do SC Braga para o jogo da primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da UEFA Europa League, diante do Cluj.

Os guerreiros do Minho treinam na quarta-feira de manhã (10h30) na Cidade Desportiva, sendo que depois da sessão haverá a habitual conferência de Imprensa, onde estarão presentes Carlos Vicens e um jogador do plantel. Para as 15h15 está marcada a viagem para a cidade de Cluj-Napoca, onde está situado o Estádio Dr. Constantin Radulescu, palco do encontro de quinta-feira (17h30, hora portuguesa).

Logo após o encontro, a comitiva bracarense regressa a Portugal, tendo o voo agendado para 21h15, também hora nacional.

Recorde-se que os arsenalistas recebem, no domingo (20h30), o Tondela, na 1.ª jornada da Liga.

Sugestão de vídeo: