Piastri aproveita erro de Norris e conquista a pole position no Qatar
O fim de semana perfeito de Oscar Piastri no Qatar continuou durante a qualificação para a corrida principal de amanhã em Lusail. O piloto australiano venceu a sessão, capitalizando um erro do seu colega de equipa, Lando Norris.
O líder do campeonato estava na frente após as primeiras voltas rápidas na Q3, com uma vantagem de 0,035 segundos sobre Piastri. No entanto, Norris cometeu um erro na segunda curva da sua segunda volta lançada, o que o impediu de completar a volta e abriu a porta a Piastri, que não desperdiçou a oportunidade e garantiu a pole position.
Piastri fê-lo com um tempo de 1:19.387, assegurando uma vantagem de 0,108 segundos sobre Norris, que ainda assim partirá da primeira linha da grelha na corrida onde terá o seu primeiro «match point» na luta pelo título. A terceira posição será ocupada pelo terceiro candidato ao título, Max Verstappen, que ficou a 0,264 segundos de Piastri no final da qualificação.
OSCAR PIASTRI TAKES POLE IN QATAR!!! 🤩
— Formula 1 (@F1) November 29, 2025
What a final lap from the Aussie 💪#F1 #QatarGP pic.twitter.com/KatpdbT0td
O campeão mundial irá partilhar a segunda linha com George Russell, enquanto atrás deles, na terceira linha, arrancarão Andrea Kimi Antonelli e Isack Hadjar. Carlos Sainz e Fernando Alonso formarão uma quarta linha totalmente espanhola, à frente de Pierre Gasly e Charles Leclerc, que completam o top 10.
Para Leclerc, a terceira fase da qualificação começou com um pião assustador a alta velocidade na saída da curva 15, que custou ao monegasco a sua primeira volta cronometrada.
Por apenas 0,003 segundos, Nico Hülkenberg não conseguiu superar Hadjar pelo último lugar na Q3, e o piloto alemão da Sauber terá de arrancar da 11.ª posição. Partilhará a sexta linha com Liam Lawson. Juntamente com eles, foram eliminados no final da Q2 Oliver Bearman, Gabriel Bortoleto e Alex Albon.
Apenas 24 horas após a sua melhor qualificação como piloto da Red Bull, Yuki Tsunoda não conseguiu sequer passar à Q2, terminando em 16.º na Q1. O japonês ficou a 0,080 segundos de Gasly, que passou ao top 15 apesar de ter visto a sua volta mais rápida anulada. Juntamente com Tsunoda, foram eliminados no final dos primeiros 18 minutos da sessão Esteban Ocon, Lewis Hamilton, Lance Stroll e Franco Colapinto.
Para o heptacampeão Hamilton, esta é a terceira qualificação consecutiva em que não consegue sequer passar da primeira fase. Na semana passada, em Las Vegas, o piloto britânico da Ferrari foi o mais lento de todos na qualificação, e ontem terminou na 18.ª posição, lugar que repetiu hoje.
QUALIFYING CLASSIFICATION
— Formula 1 (@F1) November 29, 2025
Piastri storms to his sixth pole of the season #F1 #QatarGP pic.twitter.com/vwslFfKsH0
A corrida para o Grande Prémio do Qatar, a 23.ª ronda da temporada de 2025 da Fórmula 1, está agendada para amanhã às 16:00, hora de Portugal Continental.