Oliveirense domina FC Porto
A Oliveirense derrotou em casa o FC Porto na segunda jornada da fase regular da Liga Betclic por 104-93 e protagonizou uma das surpresas da ronda que terá ainda um apetecível dérbi esta tarde.
O conjunto da casa, que na jornada inaugural tinha perdido com o campeão Benfica, na Luz, entrou bem na partida e disposto a emendar o desaire, colocando-se em vantagem logo no primeiro período, vencendo o mesmo por uns surpreendentes 11 pontos ( 34-23). No segundo parcial, os dragões continuaram uma sombra e o desfecho foi ainda pior, marcando apenas 16 pontos, o que permitiu aos anfitriões chegar ao intervalo com uma diferença ainda mais expressiva e bastante confortável de 17 pontos (56-39), fruto das excelentes percentagens de lançamento, em claro contraste com o FC Porto, que desperdiçou em demasia, inclusive da linha de lance livre.
Durante o descanso, Fernando Sá não deve ter dado tréguas aos portistas e, no segundo tempo, o FC Porto entrou disposto a reverter um desfecho que sorria à Oliveirense.
E, a realidade, é que no terceiro parcial, o FC Porto organizou-se e conseguiu marcar mais 11 pontos, encostando-se à equipa da casa, chegando à entrada do quarto quarto com 76-70 no marcador.
Em contagem decrescente, os dragões chegaram mesmo a passar para a frente (83-84) e acreditaram que conseguiriam dar a volta ao encontro, mas a Oliveirense percebeu o perigo e reagiu, tomando novamente as rédeas do encontro e aplicando aos finalistas do play-off da época passada a primeira derrota da temporada na Liga Betclic.
A nível individual, Jordan Sibert foi o melhor marcador da Oliveirense, com 26 pontos, enquanto do lado portista, Jalen Riley destacou-se com 31 pontos, mas de pouco consolo lhe valeu o estatuto de melhor marcador do encontro,
Os dragões não têm muito tempo para chorar o desaire já que voltam a entrar em campo na próxima terça-feira, às 20h00, no Dragão Arena, frente aos belgas do Giants Antwerp, para o jogo da primeira jornada do Grupo B da FIBA Europe Cup.
Este desfecho deixa a Oliveirense com três pontos e no terceiro lugar da classificação, igualada com o FC Porto, que ocupa o 4.º posto, e que, depois das competições europeias, tem nova missão de elevado risco com a receção ao Sporting no próximo sábado.