Oliveirense dominou jogo com o FC Porto da segunda jornda da Liga Betclic. Foto FPB
Oliveirense dominou jogo com o FC Porto da segunda jornda da Liga Betclic. Foto FPB

Oliveirense domina FC Porto

Ao intervalo, a equipa de Oliveira de Azeméis vencia por 17 pontos e, apesar de terem conseguido estar na frente no último quarto, os dragões sofreram primeira derrota do campeonato antes da estreia na Europa

A Oliveirense derrotou em casa o FC Porto na segunda jornada da fase regular da Liga Betclic por 104-93 e protagonizou uma das surpresas da ronda que terá ainda um apetecível dérbi esta tarde.

O conjunto da casa, que na jornada inaugural tinha perdido com o campeão Benfica, na Luz, entrou bem na partida e disposto a emendar o desaire, colocando-se em vantagem logo no primeiro período, vencendo o mesmo por uns surpreendentes 11 pontos ( 34-23). No segundo parcial, os dragões continuaram uma sombra e o desfecho foi ainda pior, marcando apenas 16 pontos, o que permitiu aos anfitriões chegar ao intervalo com uma diferença ainda mais expressiva e bastante confortável de 17 pontos (56-39), fruto das excelentes percentagens de lançamento, em claro contraste com o FC Porto, que desperdiçou em demasia, inclusive da linha de lance livre.

Durante o descanso, Fernando Sá não deve ter dado tréguas aos portistas e, no segundo tempo, o FC Porto entrou disposto a reverter um desfecho que sorria à Oliveirense.

E, a realidade, é que no terceiro parcial, o FC Porto organizou-se e conseguiu marcar mais 11 pontos, encostando-se à equipa da casa, chegando à entrada do quarto quarto com 76-70 no marcador.

Em contagem decrescente, os dragões chegaram mesmo a passar para a frente (83-84) e acreditaram que conseguiriam dar a volta ao encontro, mas a Oliveirense percebeu o perigo e reagiu, tomando novamente as rédeas do encontro e aplicando aos finalistas do play-off da época passada a primeira derrota da temporada na Liga Betclic.

Domingo há dérbi no João Rocha
Sporting e Benfica encontram-se, amanhã, pela primeira vez esta época, a partir das 15 horas, no Pavilhão João Rocha e ambas as equipas com ambição de voltarem a vencer nesta 2.ª jornada da fase regular, depois das estreias bem sucedidas frente a V. Guimarães e Oliveirense. «Sabemos a responsabilidade que temos e a importância deste jogo. Um dos objetivos da época é terminar a fase regular em primeiro lugar, para termos o fator casa nos play-offs» explicou Diogo Gameiro. Do lado dos leões, Francisco Amarante não espera facilidades. «Vai ser bastante complicado, estão em campo duas das melhores equipas do campeonato. Temos de entrar com todo o foco e vontade de ganhar. Temos de encarar o encontro com muita ambição».

A nível individual, Jordan Sibert foi o melhor marcador da Oliveirense, com 26 pontos, enquanto do lado portista, Jalen Riley destacou-se com 31 pontos, mas de pouco consolo lhe valeu o estatuto de melhor marcador do encontro,

Os dragões não têm muito tempo para chorar o desaire já que voltam a entrar em campo na próxima terça-feira, às 20h00, no Dragão Arena, frente aos belgas do Giants Antwerp, para o jogo da primeira jornada do Grupo B da FIBA Europe Cup.

Este desfecho deixa a Oliveirense com três pontos e no terceiro lugar da classificação, igualada com o FC Porto, que ocupa o 4.º posto, e que, depois das competições europeias, tem nova missão de elevado risco com a receção ao Sporting no próximo sábado.