Oficial: candidatura admitida e Oliveirense vai jogar na Liga 2
A candidatura da Oliveirense foi admitida pela Liga e o clube de Oliveira de Azeméis vai jogar no segundo escalão em 2025/2026, confirmou a Liga através de comunicado.
Recorde-se que o Boavista foi excluído das ligas profissionais - não conseguiram cumprir os prazos para saldar as dívidas -, e Oliveirense foi convidada para assumir o lugar da pantera.
A Liga explicou a não admissão do Boavista por incumprimento dos critérios infra identificados: inexistência de Dívidas a Sociedades Desportivas, inexistência de Dívidas a Jogadores, Treinadores e Funcionários e regularidade da Situação Contributiva Perante a Autoridade Tributária e a Segurança Social. No caso concreto do Boavista, o incumprimento de apenas um desses pressupostos — a ausência das certidões de regularização junto da Autoridade Tributária e da Segurança Social — foi suficiente para impedir a emissão de parecer positivo por parte do ROC, apesar de os restantes requisitos estarem efetivamente cumpridos.
No dia 25 de junho, Fary Faye, em conferência de imprensa, lamentou a situação e revelou não saber ainda em que escalão irá o clube nortenho competir, não estando também assegurada a inscrição na Liga 3.
«Estou completamente de rastos, peço desculpa, não pensei que isto nos fosse acontecer. Fizemos tudo o que podíamos para inscrever o Boavista, fizemos tudo para ter os papéis, mas o dinheiro não chegou a tempo. Fizemos tudo o que podíamos, amo e respeito o Boavista», declarou o antigo avançado, agora presidente dos axadrezados.