Pedro Silva marcou um dos seis golos do OC Barcelos (FPP)
Pedro Silva marcou um dos seis golos do OC Barcelos (FPP)

OC Barcelos é o primeiro finalista da Taça Continental

Os minhotos, campeões europeus em título, impuseram-se aos nabantinos por 6-3 e disputam o troféu no domingo

O Óquei de Barcelos garantiu este sábado a presença na final da Taça Continental de hóquei em patins, ao vencer o SC Tomar por 6-3, no Pavilhão Municipal de Barcelos.

A equipa minhota, atual detentora da Liga dos Campeões, começou em desvantagem frente ao finalista vencido da Taça WSE 2024/25, mas conseguiu inverter o resultado ainda na primeira parte, chegando ao intervalo a vencer por 5-3. Na segunda metade, controlou o jogo e confirmou o triunfo que lhe valeu a passagem à final de domingo, onde enfrentará o vencedor do duelo entre FC Porto e Igualada, marcado para as 18h00.

O encontro começou com vantagem tomarense, graças a um golo de Ivo Silva aos cinco minutos, num contra-ataque rápido. A resposta barcelense não demorou: Ivan Morales empatou aos oito minutos e, dois minutos depois, Pedro Silva completou a reviravolta num período de grande intensidade ofensiva.

Julian Tamborindegui voltou a empatar aos 13 minutos, aproveitando a recarga de um livre direto, mas Kyllian Gil recolocou o Barcelos em vantagem logo a seguir e ampliou o marcador aos 17, com uma jogada individual. O mesmo Tamborindegui reduziu aos 19 minutos, mas Carlos Ramos respondeu aos 21, fixando o 5-3 ao intervalo.

Na segunda parte, o ritmo abrandou, mas a equipa da casa manteve o controlo do encontro. Apoiado pelo público barcelense, o conjunto orientado por Rui Neto fechou as contas aos 41 minutos, novamente por Carlos Ramos, que marcou em situação de superioridade numérica após a exclusão temporária de Ivo Silva.