O dado em que o Gil Vicente supera os gigantes Arsenal e Bayern Munique
Ultrapassado o primeiro quarto nos principais campeonatos europeus, é inevitável não olhar para o Gil Vicente: a grande sensação da Liga - que acaba de anunciar a renovação do treinador César Peixoto - ocupa, à 10.ª jornada, o quarto lugar, com 22 pontos, a apenas dois do Benfica, terceiro classificado, e seis do líder FC Porto.
Para isso muito contribui o fecho dos caminhos para a sua baliza: apenas 4 golos sofridos, a par do Benfica, menos um que o Sporting e apenas superado pelo FC Porto, que sofreu apenas três.
O site de análise Sportingpedia fez um estudo sobre as defesas nas sete principais ligas europeias, que estão entre a 9.ª e a 11.ª jornadas (Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga, Ligue 1, Liga Betclic e Eredivisie - as top-5 mais Portugal e Países Baixos ) e concluiu que o Gil Vicente lidera a lista dos clubes com maior percentagem de jogos com a baliza a zeros, ou seja, com maior percentagem de 'clean sheets', sendo que, no geral, Portugal está a revelar-se muito eficaz neste item.
Segundo o site, é possível já definir o padrão em termos de resiliência e controlo e conclui-se que os clubes portugueses estabeleceram um novo patamar defensivo, com cinco das dez melhores taxas de ‘clean sheets” a pertencerem a equipas da Liga Portugal.
O Gil Vicente, em particular, manteve a baliza inviolada em 80% dos jogos – ou seja não sofreu em 8 de 10 jogos -, uma percentagem que supera mesmo os grandes clubes europeus e tem companhia nacional: o Arsenal, líder da Premier, tem 70%, a par de FC Porto e Famalicão. Sporting e Benfica estão mais abaixo, depois de Bayern Munique e Borussia Dortmund, com 60%, mas menos jornadas – 9.
Quanto a outro item, o número de golos sofridos por jogo, Arsenal (também com apenas 3 golos encaixados na Premier) e FC Porto destacam-se com a menor média de golos sofridos por encontro, concedendo apenas 0.3 golos por jogo, o Gil tem 0.4, tal como Famalicão - outro excelente arranque de campeonato, em 5.º - e Benfica. Sporting também aparece no top-10, com 0.5.
Artigos Relacionados: