O treinador da equipa de basquetebol do Benfica, Norberto Alves, num jogo das competições europeias 2025-26. Foto FIBA
O treinador da equipa de basquetebol do Benfica, Norberto Alves, num jogo das competições europeias 2025-26. Foto FIBA

Norberto Alves: «Os sonhos comandam a vida»

Treinador do Benfica reconhece a dificuldades do embate decisivo na Sérvia, quarta-feira, com o Spartak Office Shoes, para a continuidade da equipa na Liga dos Campeões

O Benfica joga esta quarta-feira (19h00) na Sérvia com o Spartak Office Shoes, na 5.ª e penúltima jornada do Grupo H da Liga dos Campeões.

Na antevisão do encontro, o treinador Norberto Alves garantiu que a equipa está preparada para enfrentar um ambiente complicado, num jogo decisivo para as aspirações europeias.

«É um jogo decisivo, não temos dúvidas sobre isso, mas sinceramente eu acredito que podemos ir lá, jogar bem e ganhar. Pode parecer assim um bocado um sonho, mas os sonhos comandam a vida e eu penso que nós estamos a trabalhar muito bem. Os rapazes têm evoluído bastante», começou por referir.

O treinador recordou ainda o duelo da primeira volta com os sérvios, que as águias perderam por 74-90: «No jogo na Luz, infelizmente, os últimos quatro minutos não foram bons e acabámos por ter um resultado que não expressou muito do que foi a partida. Mas queremos ganhar agora, fora. É a única solução para continuarmos em prova.»

Norberto Alves destacou também o impacto positivo da vitória sobre o FC Porto, no último fim de semana, para a Liga: «Sabendo que, quando às vezes perdemos, não devemos perder o foco, é bom ter ganho, é bom ter ganho bem, mas convictos de que o resultado não espelha a diferença de valor entre as equipas, que é equilibrado.»

E conclui: «E é bom, usando uma expressão assim mais popular, não embandeirar é arco, manter os pés no chão, humildade. Porque é a humildade que nos dá o dia a dia de foco que temos que ter para evoluir todos os dias.»