Rui Alves já está a desenhar o plantel de Tiago Margarido para 2025/26 (Foto: CD Nacional)

Nacional arruma a casa para 2025/26: saiba quem sai e quem é para ficar

Últimos dias foram agitados, com muitas reuniões e propostas de renovação em cima da mesa; A BOLA faz o ponto da situação

A planificação da temporada 2025/2026 entrou em velocidade de cruzeiro na Choupana e nos últimos dias tiveram lugar diversas reuniões para acertar o desenho do plantel que Tiago Margarido terá à disposição no Nacional na próxima temporada.

São mais de uma dezena os jogadores que findam contrato com os alvi-negros, ou que terminam os respetivos períodos de empréstimo, mas já há várias negociações em curso para estender o vínculo de alguns desses atletas.

Vamos, então, ao ponto de situação. Segundo os dados recolhidos por A BOLA, o experiente capitão João Aurélio, 36 anos, já tem em mãos proposta para ficar mais uma temporada no Nacional e o defesa deverá aceitá-la, apesar da menor utilização na época que findou. O médio André Sousa, 34 anos, tal termina contrato, à semelhança de João Aurélio, mas também já foi convidado a renovar por mais uma temporada e, em princípio, irá aceitar a proposta que lhe foi endereçada, para cumprir a terceira temporada consecutiva na Madeira.

O médio brasileiro Daniel Penha, 26 anos, que viu findar o período de cedência por parte do Atlético Mineiro, pode vir a ter a oportunidade de manter-se no Nacional, que, sabe A BOLA, irá tentar novo empréstimo do jogador junto do clube brasileiro.

Quem também já tem proposta de renovação em mãos é o médio português Luís Esteves, de 27 anos. Este é, porém, processo mais complicado, uma vez que o jogador tem propostas de outros emblemas, inclusive do estrangeiro, pelo que a sua permanência na Choupana se afigura, neste momento, bastante mais complicada.

Quem também é para ficar na Madeira é o avançado Paulinho Bóia, 26 anos, reforço de inverno dos alvi-negros, que a estrutura liderada por Rui Alves também pretende manter no plantel da próxima época. O avançado Joel Tagueu, 31 anos, inscrito em janeiro, também tem em mãos convite para ficar no Nacional por mais uma temporada, mediante o acionamento da opção de um ano prevista no contrato.

Em relação às saídas, serão consumadas, para já, as do médio espanhol Miguel Baeza, de 25 anos, que esteve cedido pelo Celta de Vigo, do avançado Dudu, de 25 anos, que cumpriu a quinta época na Choupana e não irá renovar, e também do avançado luso Rúben Macedo, de 29 anos, que também termina contrato.

Quanto às permanências, estão asseguradas, à partida, as dos guarda-redes Lucas França, Rui Encarnação e César Augusto. Os defesas Chico Gonçalves, Ivanildo Fernandes, Léo Santos, José Gomes e Ulisses Wilson também devem continuar, tal como os médios Soumaré, Labidi, Matheus Dias e Bruno Costa, à semelhança dos avançados Isaac Tomich e Arvin Appiah.

Alguns jogadores já seguiram de férias, outros permanecem na Madeira, e, para já, a data de regresso ao Funchal para o início dos trabalhos de pré-temporada está agendada para o início de julho, a 1 ou 2, mas ainda poderá ser alterada.

Sugestão de vídeo: