Mundial de Clubes foi visto por 2,7 mil milhões de pessoas
O Mundial de Clubes, que decorreu entre junho e julho nos Estados Unidos e foi conquistado pelo Chelsea, foi acompanhado por 2,7 mil milhões de espectadores, enquanto 2,5 milhões de adeptos assistiram aos desafios no estádio, revelou a FIFA.
«Estes números preliminares confirmam que o torneio foi um sucesso mundial e um verdadeiro ponto de viragem. Desde a atmosfera incrível nos estádios, aos 2,7 mil milhões de pessoas que acompanharam a competição em todo o mundo, este torneio superou todas as expectativas. A FIFA prometeu levar este evento ao mundo, e não há dúvida de que os adeptos o receberam com entusiasmo», sublinhou Mattias Grafstrom, secretário-geral do organismo que rege o futebol a nível mundial.
No que toca a Portugal, segundo um relatório da empresa Nielsen Sports, mais de 60% da população lusa assistiu à competição pela televisão ou através de plataformas online. Dos 63 jogos do Mundial, no qual participaram Benfica e FC Porto, a final entre Chelsea e PSG e o duelo do Inter Miami frente aos azuis e brancos tiveram as maiores audiências da TVI em 2025 até à data da prova.
Já o encontro das águias diante do Boca Juniors conseguiu 84,2% do share na Argentina, equivalente a 9,1 milhões de espetadores, tendo ficado apenas atrás do River Plate-Monterrey, com 87%.
Ainda de acordo com o estudo, o torneio da FIFA «atingiu níveis de notoriedade excecionais, com 80% dos fãs de futebol em todo o mundo conscientes da sua realização.»
O Mundial de Clubes foi o termo mais pesquisado no principal motor de busca internacional no que toca a competições desportivas. A DAZN, plataforma global de entretenimento desportivo que teve o exclusivo da transmissão, sublicenciando os direitos de transmissão a mais de 100 parceiros em todo o planeta, revela que 80% dos espectadores consumiram conteúdos extra durante o torneio, como funcionalidades que possibilitam interação entre os adeptos, possibilidade de rever os jogos ou experiências imersivas.