Mundial
Mundial
Mundial 2026: pedido negado pela FIFA à França é concedido à Argentina
A FIFA autorizou a Argentina a usar fumos negros no seu jogo dos quartos de final do Mundial 2026 contra a Suíça, uma permissão que havia sido negada à França no início do torneio. A seleção sul-americana pôde assim homenagear o antigo jogador Antonio Ubaldo Rattin.
A Federação Argentina de Futebol solicitou a autorização especial para que jogadores e equipa técnica usassem as braçadeiras pretas (fumos negros) após a morte de Rattin, aos 89 anos, antes da eliminatória. Rattin foi um ícone nacional que capitaneou a seleção nos Mundiais de 1962 e 1966.
Recorde-se que, durante a fase de grupos, a França tinha feito um pedido semelhante para homenagear a mãe de Didier Deschamps, que faleceu durante a competição. O selecionador francês chegou mesmo a ausentar-se dos Estados Unidos, não estando presente na vitória sobre a Noruega.
A Federação Francesa de Futebol chegou a anunciar um minuto de silêncio, assim como o uso das braçadeiras pretas, mas teve de reverter a decisão, uma vez que a FIFA já tinha reservado esse momento para prestar tributo às vítimas do sismo na Venezuela. Em vez disso, o selecionador adjunto, Guy Stephan, que orientou a equipa contra a Noruega, apresentou um ramo de flores em memória da mãe de Deschamps.
Entretanto, a Argentina viu outro pedido ser aceite antes da meia-final contra a Inglaterra. A equipa de Lionel Scaloni foi autorizada a usar o seu equipamento alternativo azul-escuro, em vez da tradicional camisola às riscas brancas e azul-claras. Esta decisão implica que a Inglaterra jogará de branco na luta por um lugar na final do Mundial.
Artigos Relacionados: