Morreu no hospital colega de Coates que desmaiou em campo
O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, confirmou a morte do jogador Juan Izquierdo ao final da noite de terça-feira. O mais recente boletim médico divulgado informou que o jogador de 27 anos morreu «em decorrência de morte encefálica após uma paragem cardiorrespiratória associada a arritmia cardíaca.»
No boletim anterior, o hospital divulgara um boletim em que falava de «quadro neurológico crítico».
Con el más profundo dolor e impacto en nuestros corazones, el Club Nacional de Football comunica el fallecimiento de nuestro querido jugador Juan Izquierdo.
— Nacional (@Nacional) August 28, 2024
Expresamos nuestras más sinceras condolencias a su familia, amigos, colegas y allegados.
Todo Nacional está de luto por… pic.twitter.com/mYU28mqw6m
Izquierdo sentiu-se mal durante o jogo com o São Paulo, para a Libertadores, já perto do final do encontro. Foi assistido e retirado de ambulância. Teve uma paragem cardíaca já depois de deixar o estádio e foi necessária a realização de manobras de «ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação», tendo ficado desde aí ventilado. Novos exames realizados no domingo indicaram uma «progressão do comprometimento cerebral» e «aumento da pressão intracraniana».
Os pais e a mulher Selena, com quem ele tem uma filha de dois anos e um filho recém-nascido, estavam já em São Paulo acompanhados por membros da delegação do Nacional. A Força Aérea uruguaia tratará da trasladação do corpo de volta ao país.
Soube-se entretanto que foi detetada a Izquierdo uma arritmia há dez anos, quando fazia parte do plantel do Cerro, no Uruguai. A informação foi revelada pelo secretário nacional dos Desportos do Uruguai, Sebastián Bauzá.
Solidariedade do São Paulo e outros clubes
O São Paulo, último adversário em campo, acompanhou de perto o estado do jogador. No fim de semana os jogadores entraram em campo com camisolas de apoio e vários jogadores passaram pelo hospital, como Calleri, Rafinha e Michel Araujo.
Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do @Nacional.
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 28, 2024
Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de… pic.twitter.com/DMC9aHAvmU
O Peñarol, maior rival do Nacional no Uruguai, e a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) também fizeram publicações nas redes sociais lamentando o falecimento de Izquierdo.
El Club Atlético Peñarol lamenta profundamente el fallecimiento de Juan Manuel Izquierdo, exjugador de nuestra institución.
— PEÑAROL (@OficialCAP) August 28, 2024
Expresamos nuestras más sentidas condolencias y abrazamos a sus familiares, a sus amigos y al Club Nacional de Football en este momento de tanto dolor. pic.twitter.com/2Inwiv2so5
La CONMEBOL lamenta profundamente la partida de Juan Izquierdo, futbolista de Nacional de Uruguay.
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) August 28, 2024
Extendemos nuestros sentidos pésames para sus familiares y amigos. QEPD. pic.twitter.com/Yeuu3SGf4a
A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente a morte do zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional-URU, e presta condolências aos familiares e amigos do atleta neste momento de enorme tristeza para o mundo do futebol. pic.twitter.com/YZkAFJxc3R
— SE Palmeiras (@Palmeiras) August 28, 2024
Comunicado Oficial: fallecimiento de Juan Izquierdo.#RealMadrid
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) August 28, 2024
Artigos Relacionados: