Moreirense: lanternas vermelhas para reencontrar caminho das vitórias
O Moreirense começou a temporada com o prego a fundo: quatro vitórias nas primeiras cinco jornadas. Desde então, a formação orientada por Vasco Botelho da Costa só voltou a ganhar duas vezes em dez encontros para o campeonato.
A última vitória dos Cónegos foi a 2 de novembro em casa do Arouca (2-0). Depois disso, entraram na pior sequência da época, com duas derrotas - SC Braga (1-2) e Benfica (0-4) - e três empates - Famalicão (2-2), Estoril (3-3) e Estrela da Amadora (0-0).
O cenário pode agora mudar, quando faltam dois jogos para a equipa minhota completar os 17 jogos da primeira volta. Curiosamente, o Moreirense vai defrontar os dois últimos classificados - Aves SAD (sábado, dia 3) e Tondela (dia 11, um domingo).
Os duelos contra os lanternas vermelhas podem ajudar a reencontrar caminho das vitórias. O Moreirense é, neste momento, 8.º classificado com 21 pontos (e menos um jogo do que os rivais mais próximos).
Caso a equipa consiga acumular os seis pontos ainda em jogo, nesta primeira volta, o Moreirense volta a dar um pulo importante na contenda e, em termos de pontuação, faria 27 pontos, aproximando-se das duas melhores classificações de sempre à 17.ª jornada: em 2018/19, chegados a nesta fase, Ivo Vieira tinha a equipa com 28 pontos (tendo terminado a época em 6.º lugar com 52 pontos); em 2023/24, o Moreirense de Rui Borges levava 29 pontos (acabou a época com 55 pontos, igualmente, no 6.º lugar).