Mercado oficial: SC Braga confirma reforço para a defesa
O SC Braga oficializou a contratação de Adrian Barisic. O defesa-central já se tinha despedido do Basileia, clube que representava há duas épocas e meia e ao serviço do qual contabilizou 57 jogos e um golo, na segunda-feira, faltando apenas a oficialização do lado dos guerreiros do Minho.
Em comunicado, os bracarenses explicaram que Adrian Barisic chega ao Minho por empréstimo até final da época, sendo que o acordo contempla obrigação de compra de 3,5 milhões de euros. O Basileia fica com 10 por cento de uma mais-valia sobre uma futura transferência.
He's here. Welcome, Adrian Barišić 💥#GanharComTodos | #AdrianBarišić pic.twitter.com/zT3BTJ0wP5
— SC Braga (@SCBragaOficial) January 20, 2026
O defesa-central de 24 anos, nascido em Estugarda e internacional pela Bósnia, assinará um contrato de quatro épocas, até 2030, após o período de cedência. O SC Braga traçou o perfil do mais recente reforço para Carlos Vicens.
«A sua imponente compleição física (1,92 metros) e a sua grande capacidade defensiva fizeram com que o Basileia não tivesse dúvidas em contratá-lo no início da época de 2023/24, assumindo de imediato um lugar de destaque no campeão suíço (76 jogos e 1 golo em duas épocas e meia). Presença assídua na seleção principal da Bósnia e Herzegovina, Adrian Barisic soma, até ao momento, 15 internacionalização», pode ler-se.
O defesa fez toda a sua formação na Croácia, no Hajduk Split, no Dínamo Zagreb e no NK Osijek. Foi no NK Osijek que começou a dar nas vistas, tendo rumado em 2021/22, com apenas 20 anos, à Frosinone (Itália). No futebol italiano, cumpriu 12 jogos e apontou um golo, regressando depois ao NK Osijek para se afirmar. Em 2022/23, Barisic foi uma das figuras de maior destaque, contabilizado 29 jogos e um golo com a camisola do terceiro classificado da liga croata. Representava o Basileia (Suíça) desde 2023/23, mudando-se agora para Portugal.
Adrian Barisic, que vai usar a camisola com o número 37, já cumpriu os exames médicos, juntando-se de imediato ao plantel às ordens de Carlos Vicens.
«SC Braga é um clube bastante conhecido no futebol europeu»
O SC Braga divulgou os bastidores da chegada de Adrian Barisic. O defesa-central não escondeu a satisfação por reforçar os minhotos, assumindo que já poderia ter rumado a Braga no verão.
«Queria muito ter vindo já no verão. Nessa altura, falei com o treinador e agora voltei a conversar com ele. Fui sempre acompanhando os resultados, a Liga Europa, campeonato, tudo, à espera de que no inverno surgisse novamente a oportunidade. Fico muito feliz por ter acontecido, porque, no futebol, às vezes, quando acreditamos e esperamos, as coisas boas acabam por acontecer. Estou muito feliz por estar aqui. O SC Braga é um clube bastante conhecido no futebol europeu. Se olharmos para os últimos 10 anos, vemos jogadores de classe mundial que passaram por aqui. Isso, para mim, foi muito apelativo desde o início», confessou.
«Tenho um estilo de jogo agressivo, gosto dos duelos, no ar e no chão, estar perto do avançado e incomodá-lo com a minha presença. Quero continuar a evoluir e ajudar a equipa, não só a defender, mas também a marcar golos. Vi alguns jogos do Lagerbielke e, se conseguir igualar o número dele, fico satisfeito. Tenho 24 anos e acredito que se melhora com a idade, que a experiência traz liderança. Joguei com o Joe Mendes e, quando surgiu o interesse do SC Braga no verão passado, falei com ele sobre o clube. Tenho uma boa relação com ele de quando estávamos no Basileia», disse, sobre o seu estilo de jogo.
Notícia atualizada às 11.20 horas com declarações de Adrian Barisic