Matthew Brennan vence primeira etapa da Volta à Catalunha
Matthew Brennan venceu a primeira etapa da Volta à Catalunha, ao bater sobre a meta os adversários da equipa Alpecin-Deceuninck, Kaden Groves e Tibor del Grosso, com um longo sprint numa avenida ascendente em Sant Feliu de Guíxols.
O jovem corredor da Visma-Lease a Bike, de 19 anos, recuperou na reta final cerca de 100 metros para Del Grosso, que se isolara no último quilómetro surpreendendo o pelotão numa descida de de acesso à vila da chegada e impôs-se a Groves, um dos velocistas mais renomados do WorldTour, que seguia na sua roda.
📹Reviu l'últim km de l'etapa 1⃣ de #VoltaCatalunya104 🚴♂️, una victòria espectacular de Matthew Brennan!
— Volta a Catalunya (@VoltaCatalunya) March 24, 2025
💥¡Disfruta el último km de la etapa de la Volta a Catalunya en @Guixols!
🙌Relive the last km of today's #VoltaCatalunya stage, won by Matthew Brennan (@vismaleaseabike)! pic.twitter.com/o9lltTfhCP
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious), o único português em prova, terminou com o mesmo tempo do vencedor e é 22.º da geral, a 10 segundos de Brennan, que é o primeiro líder da geral, com quatro segundos (devido às bonficações) de vantagem sobre Groves e seis sobre Del Grosso.
🚴♂️Reviu les millors imatge de l'etapa inaugural de la #VoltaCatalunya104 a @Guixols, de la mà de @esportcat!
— Volta a Catalunya (@VoltaCatalunya) March 24, 2025
📹¡Los mejores momentos de la etapa, con victoria de @mattybrennan__!💥
🔝Relive the best moments of today's stage!#VoltaCatalunya104 @esportcat @vismaleaseabike pic.twitter.com/kMT9wGgzQO
Enric Mas (Movistar), que bonificou numa meta intermédia na etapa, ocupa a quarta posição, a sete, à frente de Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), vencedor da edição de 2023 da corrida catalã, a nove segundos de Brennan, após uma jornada em que favoritos como o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), os irmãos Simon (Visma-Lease a Bike) e Adam Yates (UAE Emirates) ou o australiano Ben O'Connor (Jayco AlUla) perderam tempo.
Na terça-feira, a segunda etapa da corrida espanhola liga Banyoles a Figueres, no total de 177,3 quilómetros que incluem uma contagem de montanha de primeira categoria a meio da tirada.