Portugal concluiu a preparação para o Eurobasket (FPB)

Linces vencem leões no fecho da preparação para o Eurobasket

Seleção Nacional impôs-se ao Sporting por 100-82 no derradeiro jogo de apuro de forma para o Campeonato da Europa, que arranca na quarta-feira na Letónia

Portugal venceu esta quinta-feira o Sporting, por 100-82, no Pavilhão Multiusos de Sines, no derradeiro jogo de preparação para o Campeonato da Europa, competição que os linces iniciam na próxima quarta-feira na Letónia, frente à Chéquia. Ricardo Monteiro foi o jogador que o selecionador nacional, Mário Gomes, decidiu dispensar do grupo que competirá no Eurobasket, na Letónia, reduzindo-o a regulamentares 12 unidades.

Na partida amigável com os leões, o desnível final de 18 pontos com que os linces se impuseram não reflete o equilíbrio entre as equipas em grande parte dos 40 minutos, valendo aos linces um parcial de 17-2 nos derradeiros 4.30 minutos, quando lideravam o marcador por apenas três (83-80).

Diogo Brito, com 26 pontos (nove em 14 nos lançamentos de campo e quatro em oito em triplos, e ainda cinco assistências) destacou-se na equipa de Portugal, secundado por Travante Williams, com 21 pontos (três ressaltos e três assistências). Neemias Queta foi dos que menos tempo jogou (10.14 minutos), ficando-se pelos seis pontos e um ressalto.

Destaque, coletivamente, para a qualidade nos lançamentos - 52% nos tiros de campo (36 em 68), incluindo 41% nos triplos (12 em 29), e 88% nos lances livres (16 em 18).

Na equipa do Sporting (adversário convidado pela federação para o derradeiro jogo de apuro de forma, na falta de uma seleção) sobressaíam Malik Morgan com 22 pontos, e Stephan Swenson, com 20 e ainda sete assistências.

A formação das quinas fechou a preparação para o Eurobasket com quatro vitórias (Espanha, Islândia, Suécia e Sporting) e duas derrotas (Espanha B e Argentina).

Mário Gomes: «Jogadores já estão com a cabeça na Chéquia»

Num jogo em que Mário Gomes fez experiências ao nível tático, Portugal impôs-se com parciais de 27-23, 14-20, 31-25 e 28-14. «Os jogadores já estão com a cabeça, ou pelo menos parte dela, concentrada no jogo frente à República Checa», comentou o selecionador.

 «Os jogadores estão a chegar a estes patamares sem favores de ninguém. Por direito próprio. É o reconhecimento da capacidade deles», afirmou ainda Mário Gomes.

O MVP do jogo, Diogo Brito, fez uma declaração curiosa sobre as pretensões da Seleção no Europeu. «Estamos a menos de uma semana [do EuroBasket] e tínhamos de tirar o máximo proveito deste jogo contra o Sporting (…) Tiramos coisas positivas do jogo e agora o mindset é só a República Checa, o Campeonato da Europa... e estamos mais que prontos. Queremos ir para lá e fazer barulho».