Portugal venceu França na última jornada - Foto: FPF

Liga Europeia: Portugal fecha última jornada com vitórias no masculino e no feminino

Masculinos venceram França (4-2), enquanto femininos bateram a Polónia, por 2-1

A Seleção Nacional masculina de futebol de praia, campeã em título da Liga Europeia, despediu-se da fase de grupos da Superfinal com uma vitória por 4-2 sobre a França, garantindo a presença no jogo de atribuição do quinto lugar da edição de 2025.

Em Viareggio, Itália, os franceses, já sem hipóteses de apuramento – tal como Portugal –, foram os primeiros a marcar, aos quatro minutos, por Guerin. A reação lusa surgiu de imediato, ainda no primeiro período, com Duarte Algarvio a bisar em apenas dois minutos (5’ e 6’), operando a reviravolta.

A França voltou a igualar no segundo tempo, com Gosselin a marcar aos 14’, mas no derradeiro período apareceu a inspiração de Léo Martins, que também assinou dois golos (28’ e 34’), selando o primeiro triunfo português na competição.

Depois das derrotas na estreia frente à Bielorrússia (4-3) e diante da anfitriã Itália (6-3), Portugal, recordista da prova com nove títulos, terminou em terceiro lugar no Grupo A. Assim, irá discutir no sábado a quinta posição frente ao terceiro classificado do Grupo B.

Rumo à meia-final

Também a seleção feminina venceu, por 2-1, a Polónia, campeã em título, no terceiro e último jogo do Grupo A da Superfinal. As polacas adiantaram-se no primeiro período, por Korda (7’), mas Portugal respondeu com golos de Carolina Ferreira (21’) e de Inês Cruz, já perto do fim (35’), consumando a reviravolta e assegurando o primeiro lugar do grupo.

A seleção orientada por Alan Cavalcanti, finalista vencida nas duas últimas edições, terminou no primeiro lugar do agrupamento, à frente da Polónia, e vai defrontar nas meias-finais o segundo classificado do Grupo B, composto por Espanha, Ucrânia e Itália.