Verstappen foi líder até ao fim, mas na última volta teve de fazer paragem obrigatória e britânico recuperou primeiro lugar. #DAZNF1

Lando Norris regista primeira vitória no Mónaco

Verstappen liderou até uma volta do fim, mas teve de ceder e terminou 4.º; FIA impôs duas paragens obrigatórias para esta corrida

Lando Norris venceu este domingo o GP do Mónaco, tendo terminado com 3,131 segundos de vantagem sobre o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que foi segundo classificado. O australiano Oscar Piastri (McLaren) foi terceiro, a 3,658. É a sua primeira vitória no Mónaco e a sexta na carreira, devolvendo vitórias à McLaren no Principado, que fugiam desde 2008.

O britânico, seguido atentamente pela namorada Margarida Corceiro, conforme mostrado pela transmissão, saiu da pole-position e, dadas as duas paragens obrigatórias, cedeu várias vezes a liderança, que só recuperou mesmo na última volta, quando Max Verstappen, que acabou quarto, teve de fazer a sua segunda visita às boxes.

A primeira mudança foi na volta 21, altura em que cedeu o primeiro lugar momentaneamente a Leclerc; a meio da prova era líder, já com Pierre Gasly e Fernando Alonso fora da corrida, um por acidente, outro por problemas de motor. Foram as únicas desistências apesar da dificuldade conhecida do circuito.

Na volta 50, Norris despachou as duas paragens, pelo que se seguiu depois um jogo de paciência, uma vez que por essa altura cedeu a liderança ao neerlandês. Verstappen liderou então até às 77 de 78 voltas, recolhendo ao pitlane e devolvendo o primeiro lugar a Norris e à McLaren.

Na classificação geral, Piastri mantém a liderança da classificação com 161 pontos, mais três do que Norris, é segundo.

Norris disse no final: «É sensacional! É uma corrida longa, conseguimos acelerar em boa parte da corrida. Eu estava um pouco nervoso com o final, com o Max na frente, mas venci em Mónaco, no final não importa como se venceu. Hoje alcancei um dos meus sonhos de criança. O pior foi o final, tive de controlar bastante. Estou muito feliz, vamos ter uma noite muito boa hoje.»

A namorada do piloto britânico, Margarida Corceiro, muito focada pela realização, viu a corrida ao lado dos pais de Norris, esteve depois na grade a dar-lhe os parabéns e viu também perto deles a cerimónia do pódio #DAZNF1

Margarida Corceiro no Mónaco (Imago)

#DAZNF1

(atualizado às 16h33)