O Celtic perdeu com o Livingston e já está a sete pontos do topo da tabela - Foto: IMAGO

Hearts isola-se na liderança após deslizes de Celtic e Rangers

Rivais de Glasgow não conseguiram vencer e equipa do português Cláudio Braga já leva quatro pontos de vantagem no topo da tabela da liga escocesa

O Hearts reforçou a liderança na Premiership escocesa, ficando com quatro pontos de vantagem, numa jornada marcada pela derrota do Celtic e por um empate do Rangers, que deixa a luta pelo título cada vez mais emocionante.

No Celtic Park, o Hibernian impôs uma derrota surpreendente ao Celtic, que terminou a partida menos um em campo. O golo da vitória surgiu aos 87 minutos, por intermédio do suplente Kai Andrews, que, num dos raros ataques da sua equipa na segunda parte, finalizou com calma à entrada da área. A situação do Celtic complicou-se aos 74 minutos, quando Auston Trusty foi expulso após intervenção do VAR, devido a um incidente fora do lance de jogo. Antes disso, a equipa da casa tinha visto Benjamin Nygren anular a vantagem inicial conseguida por Felix Passlack, mesmo antes do intervalo.

Entretanto, o Rangers, com Youssef Chermiti a titular, não conseguiu melhor do que um empate a dois golos na deslocação ao terreno do último classificado, o Livingston. A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 14 minutos, através de um vólei bem executado pelo defesa francês Brooklyn Kabongolo. O guarda-redes do Livingston, Jerome Prior, foi crucial para manter a vantagem, que seria ampliada por Lewis Smith aos 55 minutos.

A vitória começou a fugir quando o Livingston ficou reduzido a dez jogadores, após a expulsão de Cristian Montano por derrubar Djeidi Gassama numa clara oportunidade de golo. O Rangers aproveitou a superioridade numérica e reduziu a desvantagem aos 81 minutos, com um remate potente de Emmanuel Fernandez. A dois minutos do fim, Mikey Moore fez o golo do empate. Apesar dos nove minutos de tempo de compensação, a equipa orientada por Marvin Bartley conseguiu segurar um ponto valioso.

Com estes resultados, e a 10 jornadas do fim, o Hearts, que venceu, no sábado, o Falkirk por 1-0, lidera com quatro pontos de avanço sobre o Rangers, segundo classificado. O Celtic, por sua vez, ocupa o terceiro lugar, a dois pontos do seu rival de Glasgow, mas com menos um jogo disputado que os dois primeiros. A próxima jornada reserva um escaldante dérbi de Old Firm entre Rangers e Celtic, enquanto o Hearts terá a oportunidade de aumentar a sua vantagem.