GP Indonésia: em corrida emocionante, Miguel Oliveira é 12.º, Bagnaia vence e recupera liderança
Miguel Oliveira foi 12.º no GP da Indonésia, corrida muito atribulada em que só terminaram 14 pilotos. Jorge Martin dominou a primeira parte da corrida, mas uma queda acabou por abrir a porta a Pecco Bagnaia, que depois de partir de 13.º acabou por assumir a liderança e vencer, recuperando a liderança do Mundial.
Miguel Oliveira até começou bem a corrida, e na terceira volta já era sexto, mas uma má manobra de Brad Binder, quando seguia em oitavo, acabou por atirá-lo para fora do top-10. Bom começo também para o espanhol Jorge Martin: motivado pela vitória na corrida sprint de sábado, que lhe dera a liderança da classificação mundial, agarrou o primeiro logo na largada, mesmo tendo partido de 6.º.
🚦 LIGHTS OUT IN LOMBOK 🚦@88jorgemartin with a MONSTER holeshot from 6th! 🤯#IndonesianGP 🇮🇩 pic.twitter.com/gCiZTLa8Nx
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 15, 2023
Depois começaram as quedas: na volta 4 Luca Marini após contacto com Binder, que o obrigaria a desistir na volta seguinte; na volta 7 Marc Márquez.
Oliveira foi então abalroado por Binder na volta 8 – incidente sob investigação pelos comissários – e obrigado a fazer a curva mais por fora, sendo que acabou depois por ser passado por Jack Miller e Marco Bezzecchi.
O toque de Binder em Miguel Oliveira:
Another one under investigation! ⚠️@BradBinder_33 pushed @_moliveira88 wide at Turn 2! 💥#IndonesianGP 🇮🇩 pic.twitter.com/V5vdXlWxlL
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 15, 2023
A volta 12 trouxe o maior golpe de teatro com a queda de Jorge Martin quando seguia na liderança à frente de Maverick Vinales e Pecco Bagnaia. Na volta 15 Miguel Oliveira desceu para 13.º, Mir e Zarco também caíram.
A queda de Jorge Martin:
💥 ¡CAÍDA de Jorge Martín!
— Fórmula Directa (@FormulaDirecta) October 15, 2023
😥 Esto puede suponer un antes y un después en el campeonato...#MotoGP #IndonesianGPpic.twitter.com/sImLDmxYI1
Na volta 19, a 8 do fim, Bagnaia, que começara em 13.º, passou Vinales e liderou até ao fim.
The momentum shifts again!!! ⚔️
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 15, 2023
Never EVER rule anything out in this sport! 🤯#IndonesianGP 🇮🇩 pic.twitter.com/iMmkpaIxLP
Quanto à classificação, Bagnaia volta a liderar com 346 pontos, Jorge Martin é segundo com 328 (menos 18) e Marco Bezzecchi é terceiro com 283 (menos 63). Miguel Oliveira é 13.º com 73 pontos.
(notícia atualizada às 9.22 horas)