GP do Qatar: Verstappen perde 'pole' devido a penalização por obstrução a Russell
Max Verstappen perdeu a pole position para o Grande Prémio do Qatar depois de ter sido penalizado com a perda de uma posição na grelha pelos comissários, devido a um incidente com George Russell durante a parte final da qualificação, este sábado.
O neerlandês foi o mais rápido na Q3 e conquistou a sua primeira pole desde o Grande Prémio da Áustria, mas os comissários decidiram penalizá-lo por conduzir desnecessariamente devagar à frente do Mercedes do britânico.
Finalmente Verstappen recibió 1 puesto de penalización por tapar a Russell cuando ambos venían en vuelta de preparación. No hay precedentes de una sanción por una situación similar
— El Mejor del Resto 🏁 (@elmejordelresto) November 30, 2024
Otro día en la oficina para la FIA...#F1 #QatarGP
pic.twitter.com/XBnPMksQ82
O piloto da Red Bull estava numa volta lenta, de preparação para a sua última tentativa na Q3, quando o Mercedes de Russell se aproximou rapidamente. Perante a velocidade muito baixa do carro de Verstappen, Russell foi forçado a tomar medidas evasivas, recorrendo à escapatória de gravilha, o que mais tarde disse ter afetado a sua volta.
«Acabei por passar pela gravilha, o carro raspou por baixo e espero que não o tenha danificado. Talvez seja por isso que não melhorei a minha volta, não sei, mas foi um pouco complicado, aconteceu duas curvas antes de iniciar a volta rápida», afirmou Russell.