O norueguês Rohit Saggi esteve no Dragão - FOTO: Rogério Ferreira/Kapta+
O norueguês Rohit Saggi esteve no Dragão - FOTO: Rogério Ferreira/Kapta+

Golos legais e dois cartões por mostrar: Pedro Henriques analisa o FC Porto-Malmo

Em jogo muito fácil de dirigir, foi na parte disciplinar que o árbitro esteve menos bem embora isso não tenha tido impacto no jogo

5' Os pisões de sola, que normalmente acontecem por entradas fora de tempo, são passiveis de cartão amarelo por se tratarem de entradas negligentes, e quando acontecem, como foi o caso, já próximo da área, é mais uma agravante para a sanção disciplinar, foi por isso que faltou de forma clara a advertência para Jens Stryger quando pisou Samu.  

30' No primeiro golo dos dragões, Samu, aquando do cabeceamento, não agarrou, empurrou, carregou ou impediu de saltar Gabriel Busanello, houve apenas um ligeiro e inconsequente toque com a mão direita no ombro esquerdo do seu adversário. Golo legal sem qualquer falta atacante.  

36' No segundo golo dos dragões, quando Samu remata, Victor Froholdt, que não toca na bola, mas que está na zona por onde ela passa, não está em fora de jogo posicional, pois tem dois adversários entre ele e a linha de baliza. Mais um golo legal e sem qualquer infração.  

43' Martim Fernandes chega tarde ao lance e entra fora de tempo sobre o seu adversário, na ocasião Salifou Soumah, acertando-lhe com o joelho na anca. Não foi tanto pela infração em si, mas pelo facto de com esta falta ter cortado uma saída de jogada promissora, que ficou um cartão amarelo por mostrar ao defesa direito dos dragões.  

Positivo
As decisões nas áreas, os assistentes ao nível do fora de jogo sobretudo em dois dos golos. Gestão técnica correta.

64' Agarrar, por norma se for de forma evidente, ostensiva e para parar e destruir uma jogada, para além do comportamento em si ser antidesportivo, também está muitas vezes associada ou à falta tática, ou ao corte de um ataque prometedor, por isso é que Gabriel Busanello foi advertido quando agarrou Martim Fernandes.  

81' Jens Stryger ao, com a mão direita, agarrar o ombro direito de Borja Sainz e com isso parar a transição ofensiva do avançado espanhol dos dragões, foi corretamente advertido. Boa decisão disciplinar.  

90' O árbitro deu quatro minutos de tempo extra, recuperação de tempo perdido, que foi escasso, pois para além dos dois amarelos mostrados no segundo tempo, houve seis paragens para substituições, onde entraram nove jogadores. Além disso, houve um golo e dois cartões amarelos que foram mostrados.  

Negativo
A gestão disciplinar do jogo com a falha na amostragem de dois amarelos. O tempo adicional no segundo tempo foi escasso.

90+4' Golo legal do Malmo, sem infração à lei do fora de jogo. Quando o pontapé livre é batido, Erik Botheim está a ser colocado em jogo por Jakub Kiwior. Depois acaba por ser esse mesmo jogador que, após cabecear, Francisco Moura leva com esférico de carambola e faz o golo.  

NOTA DO ÁRBITRO — 6