Rui Borges no banco do Sporting no jogo frente ao Nacional (Catarina Morais/Kapta+)

«Golo de Harder significa que deu resposta ao que queríamos»

Rui Borges após a goleada sobre o Nacional

Rui Borges, treinador do Sporting, em declarações após a goleada imposta pelos leões ao Nacional.

[que análise faz ao jogo?]

«Foi um jogo com uma história simples. Quisemos pegar no jogo desde o início, o Nacional teve três lances de perigo, todos de bola parada. E ao intervalo estavam a ganhar 1-0. Na 1.ª parte alguns jogadores sentiram o que é jogar aqui e demoravam tempo a reagir. Costumamos ser mais proativos e faltou isso, apesar de termos bola e oportunidades de golo. Nunca desistimos, ao intervalo pedi mais rigor e atenção nas bolas paradas e fazer a bola andar mais à largura e explorar a profundidade porque o adversário estava demasiado alto a defender. A jogar com mais um homem e com a qualidade que temos, a equipa começou a entrar no nosso jogo associativo que é muito bom e resolveu. Voltámos a fazer um grande jogo. Tivemos várias situações de golo. Fomos sérios, mantivemo-nos coesos e rigorosos.»

Galeria de imagens 39 Fotos

[sobre os três golos de Pedro Gonçalves]

Não foi só o Pote, o Trincão… Ver o Trincão a fazer transições defensivas aos 90 mais forte do que os defesas mostra o compromisso. A equipa esteve toda muito bem. O Harder entrou bem e marcou, toda a gente entrou bem. Estou feliz com toda a equipa. Mas é muito bom ver o Pote feliz.»

[É caso para dizer que temos de volta a melhor versão de Pote, depois da lesão prolongada?]

«É a melhor versão do Sporting: Pote, Trincão, Luis [Suárez], Geny, Quenda, Harder… a malta que entrou fê-lo muito bem. O Vagiannidis também entrou muito bem e manteve a dinâmica que estávamos a conseguir ter em termos de intensidade pela direita. O Giorgi [Kochorashvili] entrou muito bem por infelicidade do Morita. Vejo-os focados, ambiciosos e uma equipa feliz a jogar. Estão todos ligados, querem divertir-se e fazer o melhor que cada um sabe, dentro do coletivo.»

[Morita saiu lesionado, o que se passou?]

«Não consigo dar grandes novidades. O Morita sentiu um desconforto e não quisemos arriscar. Vamos analisar.»

[O que significa o golo de Harder?]

«Significa que deu resposta ao que queríamos. Está ligado ao Sporting, e eu fico feliz por ele estar no Sporting porque a energia dele é sempre muito boa.»

[três vitórias a abrir o campeonato e segue-se o jogo com o FC Porto]

«Sim. Queremos ganhar sempre. É esse o objetivo também no próximo.»