Gil Vicente: Luís Pinto tem muito por onde se agarrar
O jovem Luís Pinto abraçou, em Barcelos, mais um projeto à sua medida: recheado de… juventude. Foi, de resto, assim que o treinador trabalhou em Guimarães, quando viu a (antiga) estrutura vitoriana, no início da temporada passada, então, liderada pelo ex-presidente dos conquistadores, António Miguel Cardoso, abdicar dos mais experientes do plantel, em detrimento dos meninos.
Apesar de ter sido despedido em março, o técnico conseguiu potenciar, na Cidade-Berço, jovens como Noah Saviolo e Diogo Sousa (dupla que, entretanto, foi vendida), sem esquecer Gonçalo Nogueira, Tony Strata ou Oumar Camara - todos com idades compreendidas entre os 18 e 22 anos. Foi com tão imaculadas armas que Luís Pinto peleou e venceu a Taça da Liga, dois meses antes de ter sido corrido do Castelo.
O técnico tem agora chance de fazer trabalho idêntico em Barcelos, num plantel com muita mocidade - seja com moços já afirmados, uns em afirmação e outros à espreita de oportunidades.
Sobre a juventude que está já bem afirmada entre os mais crescidos de Barcelos, damos os exemplos de Antonio Espigares (21 anos), Joelson Fernandes (23 anos) e Tidjany Touré (23 anos). Além destes, apesar da tenra idade, os reforços Diogo Prioste (22 anos), Andreas Lausen (23 anos), David Moreira (22 anos) e José Silva (20 anos) chegam cotados como atletas de alta rodagem.
Quanto aos meninos da casa - nomeadamente, os que venceram a Taça Revelação, no mês passado -, Kaba, Gonçalo Maia, Gil Martins, Diogo Costa, Guilherme Beleza - têm-se mostrado a Luís Pinto, desde o arranque da época.
A verdade é que há qualidade de sobra na cantera gilista para o treinador aproveitar. Os casos mais concretos são mesmo os de Diogo Costa, Gonçalo Maia (estes dois renovaram recentemente até 2028), Gil Martins e Gui Beleza, que já se estrearam na equipa principal - concretamente, na Liga.