Franco Colapinto deverá substituir Jack Doohan na Alpine já em Ímola

Piloto de reserva argentino será promovido ao lugar do 'rookie' australiano após o início de temporada dececionante deste

A Alpine está a ponderar a substituição de Jack Doohan pelo piloto de reserva Franco Colapinto antes da próxima corrida, o Grande Prémio da Emilia-Romagna, em Ímola.

Segundo noticia a Motorsport.com, a administração da Alpine não está na disposição de dar mais tempo de adaptação ao rookie australiano, após o dececionante início de temporada, com maus resultados e acidentes, e deverá trocá-lo pelo piloto de reserva argentino, que se mantém na expectativa da promoção depois de ter sido contratado pelo construtor francês no último defeso.

Doohan não conquistou qualquer ponto nos seis Grandes Prémios em 2025, mas superou o companheiro de equipa Pierre Gasly pela primeira vez em qualificação no Grande Prémio de Miami, no último sábado.

Em contraponto, as performances do piloto argentino durante os testes e sessões de simulador, e o forte apoio de patrocinadores da Alpine, como a YPF e a Mercado Libre, segundo a imprensa britânica, terão contribuído para apressar a promoção de Colapinto.

O argentino causou impacto imediato na participação em nove corridas na Williams em 2024, substituindo o norte-americano Logan Sargeant. Colapinto pontuou nos GP do Azerbaijão e dos Estados Unidos, o que levou a um breve período de interesse da Red Bull. No entanto, a marca austríaca decidiu-se pela aposta em Liam Lawson, entretanto também frustrada, tendo substituído o australiano pelo japonês Yuki Tsunoda, e Franco Colapinto ficou sem lugar na grelha para 2025, tendo sido contratado depois pela Alpine para piloto de reserva.

De resto, o consultor da Alpine, Flavio Briatore, que lidera a equipa com Oliver Oakes, está alegadamente interessado em dar uma oportunidade a Colapinto o mais rapidamente possível.