Francês Lapeira vence na chegada da volta basca ao seu país
A segunda etapa da Volta ao País Basco terminou em França esta terça-feira e teve a vitória de um francês. Paul Lapeira, jovem corredor da Decathlon AG2R La Mondiale, foi o mais rápido de um grupo de 40 unidades que se apresentou na meta em Cambo-les-Bains, após 160 quilómetros desde Irun, para discutir o triunfo e conquistou-o, o primeiro em corridas do WorldTour.
🔥SPRINT DE INFARTO🔥@PaulLapeira 🫡 @decathlonAG2RLM
— Itzulia Basque Country (@ehitzulia) April 2, 2024
🏆 @bancosabadell#Itzulia2024 pic.twitter.com/N5t3Hhhp3P
O italiano Samuele Battistella (Astana Qazaqstan) e o belga Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step) completaram o pódio do dia marcado pela chuva que deixou as estradas escorregadias motivando várias quedas. A 4 quilómetros da chegada um destes incidentes causou cortes no pelotão que provocaram perdas de tempo a alguns corredores importantes para a geral, com o britânico Tao Goeghegan Hart (Lidl-Trek) entre os mais afetados, perdendo 3.41 minutos.
2️⃣ SPRINT IN EZPELETA 🟢@ISAACDELTOROx1 🤝 @TeamEmiratesUAE
— Itzulia Basque Country (@ehitzulia) April 2, 2024
🟢 @GipuzkoaKirolak
🏆 @bancosabadell
🔴 MORE INFO ⬇️
🔗 https://t.co/p2IoYZYNuj #Itzulia2024 pic.twitter.com/nMUrHF8F7E
Entre estes não estiveram os principais candidatos à vitória final na corrida basca de seis etapas, Primoz Roglic (BORA-hansgrohe) - que preservou a camisola amarela - Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) e Juan Ayuso (UAE Emirates), todos sem problemas para terminarem a jornada no grupo principal com o mesmo tempo do vencedor.
All 👍🏼 with the 🥇for @PaulLapeira
— Itzulia Basque Country (@ehitzulia) April 2, 2024
🏆 @BancoSabadell
📸 @SprintCycling #itzulia2024 pic.twitter.com/T5w8oPIgaI
De resto, o esloveno, líder após a vitória no contrarrelógio inaugural da prova na segunda-feira, beneficia da perda de 23 segundos pelo anterior segundo classificado, Jay Vine (UAE Emirates), um dos corredores envolvidos na referida queda na aproximação à meta, e reforça para 10 segundos a vantagem para o mais direto adversário, que agora é o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek).
Hauek dira bigarren eguneko sailkapenak 👀
— Itzulia Basque Country (@ehitzulia) April 2, 2024
Así quedan las clasificaciones de la #itzulia2024 después de la segunda etapa.
🏆 @BancoSabadell pic.twitter.com/IYYBbPHyGR
Notas ainda para as bonificações de 2 e 1 segundos obtidas por Juan Ayuso e Remco Evenepoel num sprint intermédio, e para a boa etapa de Nelson Oliveira (Movistar), terminando-a integrado no grupo principal, na 38.ª posição.
👏 @juann_ayuso (with his dog joining in too🥰) on the podium as best U23 #Itzulia2024. #WeAreUAE pic.twitter.com/NkH3H5RcFH
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) April 2, 2024
O espanhol fica a 14 segundos de Roglic na 4.ª posição e o belga na 3.ª, a 10 segundos do esloveno, primeiro classificado. O português subiu seis lugares na geral para o 12.º.
🌧️ DANCING IN THE RAIN @paullepeira 🥳 @decathlonAG2RLM
— Itzulia Basque Country (@ehitzulia) April 2, 2024
🏆 @bancosabadell#Itzulia2024 pic.twitter.com/GjYLiU92nk
A terceira etapa, quarta-feira, entre Ezpeleta e Altsasu, na distância e 190,9 km, tem como principal ponto quente uma contagem de montanha de 2.ª categoria a 19 km da meta.