Francês Dorian Godon venceu etapa e lidera Volta à Romandia
Dorian Godon ascendeu à liderança da Volta à Romandia ao vencer, esta quarta-feira, a primeira etapa da competição suíça, entre Château d’Oex e Friburgo,na extensão de 165,7 quilómetros.
O velocista francês da equipa Decathlon AG2R La Mondiale impôs-se, num longo sprint em pelotão, ao italiano Andrea Vendrame, seu companheiro de equipa, e do belga Gianni Vermeersch (Alpecin-Deceuninck), segundo e terceiro, respetivamente.
Tour de Bromandie
— DECATHLON AG2R LA MONDIALE TEAM (@decathlonAG2RLM) April 24, 2024
(🤝Thanks @killow_) #DECATHLONAG2RLAMONDIALETEAM https://t.co/U5bFXEtXxZ
Depois de ter sido quarto classificado no prólogo da véspera, Godon aproveitou as bonificações para subir à liderança da corrida do WorldTour, com seis segundos de avanço sobre Vermeersch e nove sobre o francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step).
Depois de ter ajudado a anular a fuga do dia, o português Nelson Oliveira (Movistar) ainda conseguiu chegar ao final integrado no pelotão, com o mesmo tempo do vencedor, subindo ao 37.º posto, a 16 segundos da liderança.
Victoire d’étape au sprint avec la formation @decathlonAG2RLM qui remporte deux places : Godon décroche le maillot jaune #fromagelemarechal suivi de son coéquipier Andrea Vendrame. @keystone_ats @LoterieRomande #sushizen #lovelysmile #chiccodoro @banqueduleman @PrimeoEnergie pic.twitter.com/xVJpm9LRHV
— Tour de Romandie (@TourDeRomandie) April 24, 2024
Ivo Oliveira (UAE Emirates), que tinha sido quinto no prólogo, terminou a etapa na 91.ª posição, a 1.43 do vencedor, e caiu para a mesma posição na geral, a 1.53 de Godon.
Na quinta-feira, os ciclistas vão enfrentar a primeira chegada em alto, após uma ligação de 171 quilómetros entre Friburgo e Salvan-Les Marécottes, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria.