FIFA rejeita recurso e castiga Espanha por cânticos xenófobos contra Egito
A FIFA impôs uma sanção à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), na sequência dos cânticos discriminatórios registados em particular frente ao Egito, em março de 2025. O organismo que tutela o futebol mundial rejeitou o recurso apresentado pela RFEF, mantendo a aplicação de uma coima de cerca de 18 mil euros e a obrigatoriedade de cumprir um encerramento parcial do recinto no próximo jogo particular em casa, organizado pela FIFA.
Apesar de o castigo ter sido inicialmente determinado a 4 de agosto, a informação voltou a ganhar destaque internacional, avançada em Inglaterra pela estação Sky News, devido à publicação recente da decisão definitiva do processo.
Na origem da penalização estão os acontecimentos de 31 de março, data em que as duas seleções se defrontaram no RCDE Stadium, em Cornellà. Antes do apito inicial, adeptos presentes nas bancadas assobiaram o hino egípcio e entoaram o cântico «quem não salta é muçulmano». O árbitro do encontro registou as ocorrências no relatório de jogo, levando a FIFA a instaurar um processo disciplinar.
Após vários meses de averiguações, o organismo liderado por Gianni Infantino decretou no verão o castigo económico e a interdição parcial das bancadas. O caso gerou fortes repercussões a nível internacional. A RFEF apresentou recurso, mas a FIFA rejeitou-o.