FC Porto conquista Taça de Portugal
O FC Porto reconquistou a Taça de Portugal de hóquei em patins, este domingo, ao vencer na final da competição o Óquei Barcelos, por 3-2, em jogo realizado no Pavilhão Municipal desta cidade minhota.
Futebol Clube do Porto 💙 Vencedor da Taça de Portugal 2023/24 🏆#FCPortoHoquei #FCPortoSports pic.twitter.com/VIYeIjkV4u
— FC Porto (@FCPorto) April 28, 2024
Os dragões ergueram a 19 Taça de Portugal do seu historial, reforçando a liderança no palmarés da prova, recuperando o troféu que tinham ganho pela última vez na temporada de 2021/22.
O FC Porto entrou pressionante e o OC Barcelos apostou no contra-ataque e começou por ter êxito. Antes dos dez minutos (9’), a equipa minhota abriu a contagem na final, por Miguel Rocha. O FC Porto demorou a reagir, mas aos poucos foi abrindo espaços no último reduto contrário, encontrando o caminho da baliza aos 17 minutos, por Rafa, a igualar o marcador.
É nossa 🏆19.ª Taça de Portugal da história do Futebol Clube do Porto 💙#FCPortoHoquei #FCPortoSports pic.twitter.com/rjbLO0ieJ2
— FC Porto (@FCPorto) April 28, 2024
Após o esforço para chegar ao golo, os dragões reduziram o ritmo de jogo e este tornou-se mais fechado, arrastando-se até ao intervalo sem que alguma das equipas conseguisse desfazer o empate.
Após o descanso, as equipas trouxeram outra disposição ofensiva e o OC Barcelos voltou a entrar melhor e a adiantar-se, com golo do inevitável Miguel Rocha, logo aos dois minutos. Os portistas foram rapidamente à procura de nova igualdade e Gonçalo Alves alcançou-a apenas quatro minutos volvidos.
Perante novo empate, contrastando com o que sucedeu na primeira parte, as equipas não entraram em toada de contenção. Ao invés, o jogo entre em frenesim e a emoção elevou-se aos píncaros com oportunidade de golo a sucederem-se em ambos as balizas.
O FC Porto, aproveitando o ímpeto, concretizou a reviravolta e colocou-se pela primeira vez em vantagem, aos 9 minutos da etapa complementar, por Ezequiel Mena. Golo que valeu a Taça de Portugal aos dragões.