Farioli: «As palavras do míster Mourinho são factos»
O FC Porto terminou a primeira volta da Liga com 49 pontos, na liderança, com mais sete que o Sporting e 10 que o Benfica. Farioli, em entrevista à Sport TV, reagiu às palavras de José Mourinho, que disse que o FC Porto fez uma primeira volta «anormal».
«Eu acredito que as palavras de Mourinho... acho que são factos. Não é algo que é... algo que é absolutamente claro. Claro, infelizmente, deixa-me dizer... os registos de meio de época não nos estão a dar, sabes, nenhuns títulos ou nenhuns... ou qualquer vantagem extra. Então, acho que o que estamos a fazer é especial. É um facto. Mas, como eu mencionei, isto não é algo para... para realmente celebrar, não é algo para, sabes, para... para ficar nisso. Porque agora o que está feito, está feito. E agora precisamos de olhar para o futuro. O futuro é... o futuro próximo é um mês de janeiro que vai ser um mês realmente importante. Um jogo de Taça, claro, que é... é um jogo especial por muitas razões diferentes: um dérbi aqui em casa, um jogo que é "dentro ou fora" já. Vamos jogar jogos importantes na liga, e tu sabes que nesta liga a realidade é que não podes deixar cair nada porque mesmo com uma jornada que até agora tem sido extraordinária, tudo ainda está aberto. Os outros rivais estão lá e vão competir até ao fim. E também, claro, dois jogos realmente importantes na Liga Europa. A oportunidade e o desejo de tentar qualificar no top 8 é algo tão importante», disse Farioli.
«Claro para qualificar, mas também para tentar saltar o play-off, que são dois jogos que num calendário muito preenchido, se pudermos encontrar uma forma de os saltar, vai ser absolutamente, absolutamente importante. Então, sim, muitas coisas para fazer, muito trabalho que precisa de ser feito. E como te disse, não há muito tempo para, honestamente, fazer auto-celebração. E como sabes, a partir de amanhã de manhã vamos viajar para o Algarve para carregar forte, ter novamente uma condição física importante, refrescar a nossa mente, trazer toda a gente junta... jogadores e também vamos viajar com as nossas famílias para termos um momento de trabalho, mas também um momento onde possamos ligar-nos ainda mais entre todos nós. Porque, sim, eu acredito que quando eu vejo La famiglia Portista, a Famiglia Portista são os adeptos, o grupo de jogadores, mas também as pessoas que estão connosco diariamente, as pessoas que estão à espera de nós em casa quando voltamos do trabalho. E eles estão definitivamente a desempenhar um papel fundamental nas nossas vidas. E, sim, vai ser ótimo tê-los connosco por alguns dias».
«Thiago Silva vai acrescentar experiência»
Farioli falou sobre a contratação de Thiago Silva e destacou a experiência do defesa-central brasileiro.
«Acho que ele vai acrescentar experiência, vai acrescentar qualidade. Como eu disse, acredito muito na gestão do jogo, em partilhar recursos físicos e mentais. E sabes... então aqui ninguém está a discutir o palmarés do Thiago, o que ele fez no passado, o que ele fez nos jogos recentes, porque senão não ia estar aqui se os últimos jogos não fossem a um certo nível, se ele não estivesse aqui se a sua mentalidade na conversa que tivemos não provasse realmente o facto de que ele está a vir para aqui para ajudar a equipa, para apoiar a equipa. Como eu te disse, com ele eu não prometi nada. Eu disse: 'Eu quero-te aqui para ajudar a equipa, se for para jogar todos os jogos ou se for para jogar cinco minutos no fim do jogo'. E ele disse: 'Eu estou totalmente ciente'. Ele tem, claro, a ambição de, de alguma forma, fechar um círculo porque ele começou a sua carreira europeia aqui no FC Porto B. Ele ganhou aqui no Dragão a Champions League. Então, ele está a vir para aqui, claro, com uma mentalidade clara. Bem como ele tem um alvo importante que é jogar o Mundial e estar pronto e estar apto para o Mundial de Verão. Então, sim, acho que tudo está lá, mas acima de tudo a sua mentalidade, o seu compromisso. Ontem, quando o conheci pela primeira vez, ele tinha um grande sorriso, muita energia e isto é o que nós precisamos. E sim, realmente curioso para começar a trabalhar com ele a partir de amanhã, com um jogador que provavelmente... acho que ele tem sido e ele é um dos top-5 defesas na história do futebol», comentou.