Europeu feminino: Portugal goleia França e discute liderança com Espanha
A seleção portuguesa de hóquei em patins feminino voltou a vencer no Europeu, esta terça-feira, em Lordelo, Paredes, ao golear a França por expressivos 7-2, na segunda jornada do Grupo A.
Mesmo sem a sua capitã, Sofia Moncóvio - que sofreu uma entorse no pé esquerdo durante o treino da manhã -, a equipa lusa mostrou estar à altura do desafio. O jogo revelou-se bem mais acessível do que o da véspera, frente à Itália (5-3), e permitiu uma exibição confiante e eficaz.
A França ainda resistiu durante os primeiros oito minutos, mas acabou por ceder ao domínio absoluto das portuguesas. Ainda assim, protagonizou o momento mais simbólico da primeira parte: Ninon Dubocquet marcou o golo de honra com um remate de longa distância no último minuto da etapa inicial.
O resto do tempo foi quase todo pintado de vermelho e verde. Portugal controlou a posse de bola, acumulou combinações ofensivas e finalizou com qualidade. Raquel Santos abriu o marcador aos 8 minutos e não tardou a bisar, aos 12. Um minuto depois, Beatriz Várzeas aumentou a vantagem, ela que já havia ameaçado com um remate ao ferro.
Maria Sofia Silva também quis deixar a sua marca, assinando dois golos consecutivos aos 17 e 18 minutos. Já perto do intervalo, Leonor Coelho fechou a contagem da primeira parte com o sexto golo nacional.
Na segunda parte, com a guarda-redes Lili Bouchoux a tentar travar a avalanche portuguesa, a França teve um pequeno momento de reação: Axelle Husson reduziu aos 34 minutos, com uma boa finalização. No entanto, o último golo foi novamente luso — Leonor Coelho, hoje com a braçadeira de capitã, fechou a contagem aos 42 minutos após jogada individual, aproveitando alguma hesitação de Marlene Sousa.
No outro jogo do grupo, a campeã em título, Espanha, não deu hipóteses à Itália e venceu por 5-0 e vai discutir a liderança com Portugal, em duelo marcado para quarta-feira (19h30).