Gianni Infantino às gargalhadas com Samuel Eto'o
Gianni Infantino às gargalhadas com Samuel Eto'o - Foto: IMAGO

Eto'o defende Infantino: «Não fez nada de errado»

Presidente da federação camaronesa afirmou que o presidente da FIFA «mudou o futebol» e acredita que as críticas só surgiram agora por causa das eleições. Ex-futebolista garantiu que privatização do Mundial servia positivo para o desporto e para o futebol africano

Numa altura em que Gianni Infantino se encontra sob forte pressão, o antigo avançado do Chelsea e do Barcelona, Samuel Eto'o, saiu em defesa do presidente da FIFA, afirmando que este «não fez nada de errado».

O italiano tem sido alvo de escrutínio crescente devido ao seu plano, entretanto cancelado, de vender uma parte do Campeonato do Mundo a investidores externos. Apesar do recuo rápido, a UEFA já manifestou uma perda de confiança na sua liderança, entre outros organismos e entidades.

A contestação subiu de tom com um grupo de jogadores lendários a divulgar um comunicado onde acusam o futebol de ter perdido os seus valores fundamentais sob a liderança de Infantino. No entanto, Samuel Eto'o, atual presidente da federação camaronesa de futebol, contraria esta corrente de opinião.

Em declarações à CNN Sports, Eto'o atribuiu as críticas ao calendário eleitoral. «Não creio que o presidente Gianni Infantino tenha feito nada de errado. Penso que o momento de tudo isto se deve ao facto de haver eleições a chegar, nas quais Gianni Infantino é candidato. Tudo isto aconteceu porque há eleições a chegar, é só isso», afirmou.

Samuel Eto'o ao lado de Gianni Infantino num jogo dos Camarões

O antigo internacional camaronês elogiou ainda o trabalho do dirigente, sublinhando as mudanças implementadas. «O presidente Gianni Infantino mudou o futebol. Deu oportunidades a nações que não as tinham para participar no torneio mais belo, o Campeonato do Mundo. Permitiu que nações mais pequenas conseguissem lugares nestas competições», acrescentou.

Eto'o destacou também o apoio ao seu continente: «Ele ajudou o nosso continente. Ajudou as nossas federações a desenvolverem-se muito mais rapidamente, e temos de reconhecer isso. Precisamos de aceitar e reconhecer o que ele fez, e devemos apoiá-lo por tudo o que fez até agora!»

«Este projeto teria sido algo incrível»

Relativamente ao polémico projeto de venda de uma quota do Mundial, Eto'o defendeu que este teria sido benéfico para as nações africanas. «As nações maiores ocuparam o espaço mediático. Deram o seu ponto de vista, e o presidente Gianni Infantino quis manter a família do futebol unida, e decidiu retirar o projeto», explicou.

O presidente da federação camaronesa mantém-se, contudo, convicto das vantagens da proposta. «Continuo convencido de que, para nós, africanos, este projeto era algo que poderia ter sido incrível. Teria reequilibrado o poder no futebol para garantir que o nosso talento não desaparece e acaba a jogar por outras nações», disse, criticando quem se opôs à ideia. «No final de contas, aqueles que falaram sobre o projeto e que deram a sua opinião não leram devidamente do que se tratava e, em alguns casos, olharam para ele a partir da sua posição dominante», atirou.

Por fim, Eto'o manifestou o desejo de que o plano seja reavaliado no futuro. «Quero ver todos os meus colegas, todos os presidentes, a relerem o projeto. Depois de o presidente Infantino ser reeleito, teremos a força para pedir que este projeto seja novamente colocado em cima da mesa para discussão. Continuo convencido de que, se houver uma votação democrática, este projeto será adotado porque é bom para a maioria», concluiu.

A iniciar sessão com Google...